A Rua dos Tamóios, entre a Travessa Padre Eutíquio e a Avenida Serzedelo Corrêa, foi liberada na manhã desta terça-feira,14, após a queda de uma árvore que havia bloqueado o trânsito no trecho durante a madrugada.
A árvore, localizada na Praça Batista Campos, caiu e interditou o trânsito nas primeiras horas do dia. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) confirmou a liberação do trecho e destacou que agentes foram enviados ao local para organizar o trânsito, garantindo a segurança dos motoristas e pedestres.
CAUSA DA QUEDA
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informou que, após avaliação técnica, a queda da árvore foi atribuída a uma intervenção humana. Segundo o órgão, um corte na raiz do vegetal havia sido realizado tempos atrás, comprometendo sua estabilidade. O BT solicitou um posicionamento à Semma a respeito.
Em nota, o órgão disse o seguinte:
“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) esclarece que a árvore que caiu na Rua dos Tamoios é uma mangueira com idade avançada. O vegetal recebeu poda de equilíbrio há cerca de um mês. Porém, após a queda, foi possível constatar que em algum momento a árvore sofreu um corte severo e cimentação de raiz, deixando o vegetal desequilibrado, sem sustentação para suportar o seu próprio peso, o que pode ter provocado a queda, somado com os fortes ventos registrados na madrugada desta terça-feira, 14. O órgão reforça que realiza trabalhos preventivos nas árvores da cidade, mas que conta com o apoio da população para evitar danos nos vegetais, seja por cimentação ou cortes de raiz, entre outros”.