Uma imagem impactante chamou atenção nesta quarta, 02, em São Brás, em Belém, na avenida Almirante Barroso, onde mais de 20 árvores foram retiradas do canteiro central da via, o que chocou quem passava cotidianamente pelo local e se acostumou com a paisagem proporcionada pelos vegetais e pos pássaros que voavam no perímetro.
Em contato com a prefeitura de Belém a respeito do caso, a Codem – Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém, afirmou que a retirada dos vegetais no entorno da obra de reforma e requalificação do Mercado de São Brás se deu pela necessidade de ajustar o traçado da avenida Almirante Barroso para viabilizar as obras do subsolo/garagem do novo Mercado.
Confira a nota na íntegra:
“A retirada dos vegetais se deu pela necessidade de ajustar o traçado da avenida Almirante Barroso para viabilizar as obras do subsolo/garagem do Mercado de São Brás. Segundo a Diretoria de Desenvolvimento Urbano da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) , responsável pela obra de reforma e requalificação do Mercado de São Brás, haverá compensação por cada árvore retirada. Serão plantadas três mangueiras em locais determinados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Requalificação | No dia 27 de janeiro, o prefeito Edmilson Rodrigues assinou a Ordem de Serviço das obras de reforma e requalificação do Complexo de São Brás. No dia 26 de maio, após a transferência dos 193 permissionários que trabalham no local, a obra principal foi iniciada. Com investimentos de cerca de r$ 100 milhões, recurso garantido pela Prefeitura de Belém, por meio de financiamento da Caixa Econômica Federal. O prazo para execução da obra é de 18 meses. Na reforma e requalificação do Mercado de São Brás serão criados mezaninos, que poderão ser acessados por elevadores e escadas rolantes. Será um espaço de negócios, gastronomia e lazer para a população da cidade e para os turistas”.