///

As cinco melhores cervejarias artesanais de Belém

Fotos: divulgação

Na última sexta-feira, dia 2, o mundo comemorou o Dia Internacional da Cerveja. E nem é meme! A data comemorativa existe e foi criada em 2007, em Santa Cruz, na Califórnia, pelo norte-americano Jesse Avshalomov. Aproveitando a energia do fim de semana, vamos falar com os cervejeiros da capital paraense.

Se você é apaixonado por cerveja artesanal e quer saber quais são as melhores da cidade, vamos te dar o caminho das pedras e indicar as favoritas dos seguidores das multiplataformas do BT.

Então, pega teu copo e vem conferir as melhores cervejarias artesanais de Belém! Um brinde! 🍻

Barbudos-Cervejas de Garagem

Abrimos a lista com o Barbudos – Cervejas de Garagem (@barbudoscervejasdegaragem), que foi disparado o campeão de indicações dos seguidores das multiplataformas do BT entre as cervejarias da capital paraense. No mercado desde novembro de 2019, o empreendimento ganhou o coração também da nossa equipe com um sabor tão incrível que arrancou elogios de toda a redação do BT.

A nossa equipe conversou com João Carlos, um dos sócios do empreendimento, que mandou um recado para os que ainda não conhecem a cervejaria: “Os Barbudos – Cervejas de Garagem são 4 amigos que, em 2012, resolveram produzir cervejas nas panelinhas e, hoje, em pequena escala industrial, vêm ganhando cada vez mais espaço no coração de quem ama cervejas artesanais com suas fórmulas inovadoras e temas que remetem às lendas urbanas de nossa região amazônica. Barbudos – Cervejas de Garagem fazendo cervejas inspiradas na LQDT – Lei do Que Der na Telha, desde 2012.”

Quais as cervejas que tu encontra no Barbudos?

Rasga Mortalha: Cerveja de coloração preta, com feixes rubis, apresentando uma boa formação e retenção de creme bege e denso. No aroma, notas cítricas e levemente resinosas em primeiro plano, seguidas de tosta, chocolate amargo e torrefação;

Café das Almas: Golden Stout, extra clara, com Cold Brew de café especial. A “Café das Almas” teve nome e sabor inspirado na lenda regional que em Bragança-PA, em um boteco de estrada, quando o sino marcou meia-noite, um homem de aparência magra, trajando um terno e um chapéu, que consumia ali uma xícara de café, se revelou um fantasma, causando pânico no dono do estabelecimento;

Josephina Session IPA: Cerveja clara, límpida e bastante cremosa (ai, papai). Aromas que remetem à frutas amarelas, frutas verdes e um toque resinoso;

Matinta: A Matinta é uma Russian Imperial Stout com Nibs de Cacau. Óbvia referência à bruxa amazônica, apresenta coloração preta, com boa formação e retenção de espuma bege e densa.  9% de graduação alcoólica;

Grog: É a nossa American IPA clássica do estilo, trazendo cor levemente acobreada, com boa formação e retenção de espuma. Aromas cítricos, levemente frutados e resinosos. Sabor acompanha, revelando notas sutis de panificação e biscoito.

Eu quero cerveja! 🍺

O barbudos não tem estabelecimento para receber clientes, mas você encontra essa maravilha nas melhores casas de cerveja artesanal de Belém. Os amigos também trabalham com delivery eventualmente, então entra em contato com eles via Instagram no @barbudoscervejasdegaragem


Cervejaria Cabôca

Outra campeã de comentários que ganhou o coração dos seguidores do BT e da nossa equipe é a Cervejaria Cabôca (@cervejariacaboca). Há três anos no mercado, a cervejaria 100% paraense te conquista da versão mais tradicional, como a pilsen, até as mais diferenciadas, como a versão “tenebrosa” que tem na formula Café, chocolate amargo e cacau.

Quais as cervejas que tu encontra na Cabôca?

Cabôca Pilsen: a cerveja tradicional e mais leve;

Cabôca Ciclone Ipa: Com frutas tropicais e a energia da Amazônia;

Cabôca Ipa Mirim: com aroma de lúpulo cítrico e baixo teor alcóolico;

Cabôca Brut Apa: levemente amarga e com aroma e sabor cítrico de frutas tropicais como manga, pêssego e maracujá;

Cabôca Tenebrosa: a mais “diferentona”, tem sabor e aroma de café, chocolate amargo e cacau.

Eu quero cerveja! 🍺

Além de estar disponível em vários supermercados da região metropolitana de Belém, a cervejaria faz delivery de barril e lata. A cervejaria também tem espaço físico para receber clientes licalizado na Boulevard Castilhos França, 524, no bairro da Campina. Clique aqui e saiba mais.

Horário de atendimento da distribuidora: de 8h às 21h de domingo a domingo 

Horário de atendimento do restaurante: a partir das 18h de terça a domingo 

Contatos pelo número 55 91 99350‑9888‬ ou clique aqui.


Amazon Beer

A Amazon Beer (@amazonbeer) é a cervejaria artesanal mais tradicional da cidade das mangueiras. Queridinha de longa data no paladar do paraense e dos turistas que vem curtir a cidade, a gente não poderia JAMAIS de deixar esse ícone de fora da lista.

Só pra tu ter uma ideia do poder desse galera, a cerveja Stout Açai, foi eleita a melhor cerveja do Brasil no Concurso Brasileiro da Cerveja em 2014. Te mete!

Quais as cervejas que tu encontra na Amazon Beer?

PA Cumaru: com adição de cumaru, conhecida como a baunilha da Amazônia; 

Forest Bacuri: maturada com Bacuri, fruta da Amazônia; 

Witbier Taperebá: fruta também conhecida como cajá; 

Red Ale Priprioca: típica da região que dá um aroma amadeirado a bebida.

Eu quero cerveja! 🍺

A Amazon Beer fica localizada em um dos pontos turísticos mais supremos de Belém, a estação das Docas, na Blvd. Castilhos França, bairro da Campina.

Happy Hour: De segunda a sexta, a partir das 17h. / Finais de semana, a partir das 12.  Valor: R$4,99  

Contatos pelo número: 3212-5400 | Delivery: (91) 98113-4838


Ver-a-cerva

Outro grande destaque de Belém no quesito bebida é o Ver -A-Cerva (@veracervabelem), que já tem três anos no mercado e faz parte da rede do restaurante elogiadíssimo Ver-O-Açaí (@veroacaibelem), esse já com cinco anos no mercado.

O local também foi destaque na nossa lista com as melhores cachaças, mas hoje a gente fala do carro chefe dessa galera: as cervejas artesanais! Altamente elogiada por nossa equipe e por nossos seguidores, o papo aqui é cerveja de qualidade.

Eu quero cerveja! 🍺

O restaurante Ver-O-Açaí tem a sede localizada na Tv. Dom Pedro I, 599, entre Senador Lemos e Municipalidade.

O Ver -A-Cerva tem duas unidades, uma na Tv. Angustura, 3220, entre Almirante Barroso e Rômulo Maiorana, e outra na Rua dos Mundurucus, 2020, entre Dr Moraes e Serzedelo, bairro Batista Campos.

Horário de atendimento:

Ver-O-Açaí: almoço todos os dias de 11h30 às 16h e jantar de quarta a sábado de 18h30 às 00h

Ver-A-Cerva unidade Marco: terça a quinta 18h às 00h, sexta e sábado 18h às 1h e domingo 18h às 22h.

Ver-A-Cerva unidade Batista Campos: terça a quinta 18h às 00h, sexta e sábado 18h às 1h e domingo 11h30 às 15h30.

Contatos pelos números: Ver-O-Açaí (91) 984310601 e Ver-A-Cerva (91) 985383866


Cervejaria Uriboca

Fechando a nossa lista tem a Cervejaria Uriboca (@cervejariauriboca) outra indicação elogiadíssima pelos seguidores das multiplataformas do BT. Com cerca de 10 cervejas de sabores diferentes, sendo a maior parte delas com ingredientes aqui na nossa terra, a cervejaria é o puro suco de Belém com direito a espaço temático pra tu ir beber e se divertir no rolê.

Lá tu encontra cervejas com ingredientes como: manga, cupuaçu e açaí e também o extrato de cumaru, conhecido como a baunilha da Amazônia.

Eu quero cerveja! 🍺

A Uriboca fica localizada na Rua Bernal do Couto 579, Belém. As bebidas são servidas por meio de torneiras de chopp e atendimento por conta do cliente.

Horário de atendimento: quarta e quinta: 18h à 00h / sexta e sábado: 18h à 1h


Se liga nas nossas informações!
Se liga nas nossas informações!

É importante lembrar que nenhum dos estabelecimentos paga para fazer parte das nossas listas do Melhor de Belém. Todas elas são compostas pela análise da nossa equipe que conta com pessoas especialistas em gastronomia e claro, os jornalistas do BT.

Quando o tema da lista é ligado a gastronomia, recebemos os produtos dos concorrentes em nossa redação durante a semana e escolhemos através de degustação e votos de todos que fazendo parte da equipe BT. Os estabelecimentos são indicados nos comentários das nossas publicações e votados por nós.
ATÉ SEMANA QUE VEM, GALERA!


Já conhece o Instagram do Melhor de  Belém? Segue a gente lá!