Após apuração realizada nesta quarta-feira, 22, a Associação Carnavalesca Raio X foi coroada a campeã do Carnaval Belém de Todas as Cores, no distrito de Outeiro. A diferença entre a agremiação e a segunda colocada, a Associação Carnavalesca e Cultural O Sindicato, foi de apenas 0.6 (seis décimos), enquanto o Grêmio Recreativo Cultural Os Gaviões do Samba completou o pódio. Todas as escolas participantes receberam troféus.
A escola vencedora foi a segunda a entrar na avenida para o desfile oficial na noite de terça-feira, 21, em uma via montada na área do Pistão, no bairro da Água Boa. O enredo campeão foi “Sol e Chuva Elementos da Vida” e recebeu pontuação de 9.8. Porém se engana quem pensa que a vitória foi tranquila, pois a escola recebeu uma penalidade de meio ponto por conta do número de brincantes, além de ter sofrido com um problema em um dos carros alegóricos a caminho do desfile.
Mesmo após dois anos sem os desfiles, o Carnaval Belém de Todas as Cores em Outeiro foi avaliado positivamente pelo presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Jamil Mouzinho.
“As agremiações, em geral, se prepararam para fazer esse carnaval. A ilha de Caratateua não está fora desse contexto. Muito pelo contrário: nos surpreendemos com algumas coisas que vimos aqui neste ano. Inclusive, mais uma vez, uma massiva participação popular e isso é muito importante para a Prefeitura da Nossa Gente”, explica o presidente da Fumbel.
Ele ainda anuncia que, já no mês de março, irá convocar presidentes de blocos e escolas de samba dos distrito de Belém para iniciar conversas sobre o Carnaval de 2024, pontuando fatores que foram verificado em todos os dias de desfiles.
I US OUTROS RESULTADOS?
Já nesta quinta-feira, 23, o distrito de Icoaraci fará sua apuração às 16h, na rua 15 de agosto (4ª rua), enquanto Mosqueiro conhecerá a campeã do carnaval da ilha na sexta-feira, 24, também às 16h, na rua Camilo Salgado, no bairro do Aeroporto.
Já a apuração das escolas de samba de Belém ocorrerá no sábado, 25, na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel, no bairro da Pedreira, sendo dividida em dois momentos: a apuração das escolas do terceiro grupo inicia às 10h, enquanto as escolas do segundo e primeiro grupo serão avaliadas a partir das 16h.