//

Atleta que cumpriu pena por estupro é convocado para as Olimpíadas de Paris e gera protestos

A lista final dos atletas da Holanda no vôlei de praia, que representarão o país nas Olimpíadas de Paris 2024 agora em julho, foi divulgada e gerou uma onda de protestos nas redes sociais.

Atletas e ativistas dos direitos das mulheres criticaram a convocação de Steven Van de Velde. Ele foi condenado em 2016 a quatro anos de prisão por um estupro praticado dois anos antes, contra uma adolescente de 12 anos na época.

ATLETA CUMPRIU PENA E VOLTOU A COMPETIR

O crime aconteceu na Inglaterra e depois de um ano na prisão, Steven foi transferido para a Holanda, onde sua sentença foi ajustada com base na lei local. O crime não foi considerado estupro no território holandês, na época, e foi caracterizado como abuso sexual, uma vez que o juízo holandês entendeu que a menina de 12 anos foi “capaz de consentir”. Em 2017, ele conseguiu sua liberdade e voltou a jogar competições internacionais.

Agora, uma petição online criada por uma medalhista olímpica já alcançou mais de 41 mil assinaturas em menos de dois dias. O documento pede que a Federação Holandesa de Voleibol reconsidere a convocação do atleta e volte atrás.

REAÇÃO DE ATLETAS E FEDERAÇÕES

A ex-nadadora olímpica brasileira Joanna Maranhão disse em um comunicado que “ser um atleta olímpico é um privilégio, e não um direito”. Ela ainda reforçou: “Os atletas que competem no nível de prestígio dos Jogos Olímpicos são frequentemente vistos como heróis e modelos – Van de Velde não deveria receber esta honra”.

atleta
Steven Van de Velde faz parte da delegação holandesa que chega a Paris na próxima semana. Imagem reprodução: FIVB.

Coordenadora da Athletes Network for Safer Sports (Rede de Atletas para Segurança no Esporte), como parte da instituição que defende direitos humanos no meio esportivo, a Sport & Rights Alliance (Aliança Esporte e Direitos), Joanna revelou em 2008 que havia sido molestada sexualmente pelo seu treinador quando tinha nove anos.

A organização de defesa dos atletas já fez algumas exigências ao Comitê Olímpico Internacional (COI), ao Comitê Olímpico Holandês e à Federação Holandesa de Vôlei, como “realizar verificações abrangentes de antecedentes de todos os atletas, treinadores, instrutores e indivíduos que terão acesso aos atletas e/ou à Vila Olímpica” por causa da convocação de Van de Velde.

O diretor-geral da Federação Holandesa de Voleibol, Michel Everaert, afirmou em um comunicado que Steven “foi condenado de acordo com a lei inglesa e cumpriu sua pena”. O dirigente disse que o atleta tem se mostrado “um profissional e ser humano exemplar e não existem motivos para duvidar dele”. Segundo o Comitê Olímpico Holandês, “Van de Velde cumpre agora todos os requisitos de qualificação para as Olimpíadas e, portanto, faz parte da equipe”.

*Feito com informações de f5.folha.uol.

Leia mais: btmais.com