////

Atores entram em greve e Hollywood; entenda o motivo

Os atores de Hollywood entraram em greve nesta quinta-feira, 13, após as negociações entre a SAG-AFTRA (sindicato dos atores) e o agente de negociação coletiva de Hollywood, a Alliance of Motion Picture and Television Producers, não entrarem em um acordo.

Com a greve oficialmente acontecendo às 16h (horário de Brasília), o sindicato instruirá seus 160.000 membros a parar imediatamente todo o trabalho de roteiros e filmes por todo o mundo. 

O SAG afirmou que as negociações não foram feitas conforme a demanda inicial dos atores sobre os aumentos salariais e a ameaça representada pela Inteligência Artificial (IA) usada na produção de filmes, séries e programas para a TV e streaming. 

Segundo o portal norte-americano DiscussingFilm, os atores teriam seus rostos escaneados por inteligência artificial para serem usados em qualquer projeto de Hollywood para sempre e de qualquer forma sem precisar de consentimento, por um pagamento de apenas um dia.

Segundo a presidente da SAG e atriz, Fran Drescher, a situação é ofensiva para os profissionais da sétima arte: “Os estúdios afirmam que estão perdendo dinheiro enquanto dão salários de centenas de milhões de dólares para seus CEOs. É ofensivo. Eles estão do lado errado da história. Todo o modelo de negócio foi alterado pelo streaming, pela inteligência artificial, temos que bater o pé. Não vamos mais aceitar isso”, afirmou Fran. 

Se não houver um acordo entre o sindicato e as empresas, os atores serão aconselhados a não participarem de qualquer produção audiovisual até que haja um consenso. A participação em coletivas de imprensa, estreias de filmes ou até eventos de divulgação como a San Diego Comic Con serão evitados.  

Segundo a Variety, produções como Gladiador 2, Mortal Kombat 2, entre outros projetos que começaram suas produções já se preparam para pausar suas produções. Esta é a primeira vez em mais de 60 anos que atores e roteiristas entram em greve juntos.