///

Atriz diz que enfermeiras usam maquiagem para ‘catar médicos’ e causa revolta em profissionais

Declarações no podcast "Papagaio Falante" geram nota de repúdio de entidades da classe de todo o Brasil e críticas nas redes sociais

A atriz Daniela Escobar se envolveu em uma grande polêmica com os conselhos regionais de enfermagem de todo o Brasil após fazer declarações sobre as enfermeiras que atuam nos hospitais do Rio Grande do Sul e dos Estados Unidos. No vídeo que viralizou, Daniela diz que enfermeiras vão maquiadas e de unhas grandes para os hospitais para ‘catar médicos’.

As afirmações foram feitas no podcast “Papagaio Falante”, apresentado pelo humorista Sérgio Mallandro e o ator Renato Rabelo.

O QUE DANIELA ESCOBAR DISSE?

No decorrer da conversa no podcast, Daniela Escobar chamou a atenção para a aparência das enfermeiras dentro do ambiente de trabalho: “Sabe uma coisa que me chamou muita a atenção tanto no hospital do Rio Grande do Sul, onde eu fiz a cirurgia, quanto em Beverly Hills, Los Angeles? Unhas compridas vermelhas, batom vermelho, maquiadésimas, cílios postiços. Parecia que a mulher estava saindo da festa e indo trabalhar ou indo pra festa daqui a pouco”, disse ela.

A atriz prosseguiu com suas observações, questionando se essa aparência seria considerada ridícula caso fosse retratada em uma produção audiovisual: “Se bota isso numa novela não vão dizer que é ridículo? Que não existe? Que o diretor de arte é um imbecil? É assim a vida real, tanto aqui no Brasil quanto lá. Eu ficava chocada. Da onde essa mulher saiu? Como ela está maquiada? Elas vão lá para ‘catar médico’, para casar”, disse.

Ela expressou choque com a forma como as enfermeiras se apresentavam, questionando a origem e o motivo de estarem tão produzidas. Além disso, Daniela Escobar fez comentários generalizantes, sugerindo que as enfermeiras frequentavam o ambiente hospitalar com o objetivo de conquistar médicos e encontrar parceiros românticos.

s novelas, a unha não tem esmalte, tem que ser curtinha. Elas acordam às cinco horas da manhã, se maquiam, se produzem para ir lá e pegar o médico. As daqui não ficam atrás, é tudo igual. Elas vão lá para ‘catar o médico’, para achar casamento dentro do hospital”, disse rindo.

Veja:

REPRECUSSÃO DA CATEGORIA:

A repercussão das declarações foi imediata. O Coren-RS (Conselho Regional dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul) emitiu uma nota oficial repudiando veementemente as falas da atriz. O comunicado destacou que as afirmações de Daniela Escobar foram desrespeitosas e não refletem a realidade da assistência prestada pelas profissionais de enfermagem, reforçando que sua aparência estética não tem relação alguma com a dedicação e cuidado oferecidos aos pacientes.

Além do Coren-RS, outras entidades de classe, como os Conselhos Regionais dos Enfermeiros de São Paulo, Bahia e Pará, também manifestaram repúdio às declarações da atriz, solicitando respeito a todas as profissionais de enfermagem e reforçando a importância e seriedade da profissão.

Veja a nota do Coren-Pará.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Coren Pará (@corenpaoficial)

Nas redes sociais, enfermeiros e internautas em geral se manifestaram criticamente diante das palavras de Daniela Escobar. Muitos profissionais da área expressaram sua indignação, afirmando que dedicam anos de estudo e pós-graduação, além de investirem em cursos e atualizações constantes para oferecerem cuidados de qualidade aos pacientes. Eles reiteraram que sua aparência não deve ser alvo de julgamento, e que seu compromisso é exclusivamente com a excelência na prática da enfermagem.

HATE NAS REDES SOCIAIS:

Após a imensa repercussão da fala, Daniela Escobar, que mora nos Estados Unidos e fez a declaração durante uma viagem ao Brasil, afirmou ao portal G1 que ficou surpresa com a reação das pessoas e que a sua fala foi tirada de contexto, incitando ódio conta ela:

“Os programas de fofoca da TV aberta replicaram partes isoladas do que foi dito, incitando ódios absolutamente desnecessários entre a classe das enfermeiras e eu. E não param de replicar. Meu comentário foi sobre a minha surpresa ao ver enfermeiras muito maquiadas em uma ocasião em que estive hospitaliza, em comparação com a realidade mostrada nas novelas onde não usam maquiagem alguma”, explicou.

A atriz disse que comentou com uma amiga enfermeira sobre a sua observação da maquiagem das profissionais e ela, rindo de sua surpresa, disse: “Elas se arrumam para caçar marido. É a realidade americana, isso se passou nos Estados Unidos e disse ainda que no Brasil elas se maquiam também. Esses comentários foram em relação à comparação da realidade com a ficção. Não vi ofensa nisso, visto que o podcast do Mallandro é humor escrachado.”, declarou.

A atriz também afirmou que suas redes foram invadidas com comentários ofensivos: “Não assisti a nenhum desses programas onde replicaram, não sei exatamente quais comentários fizeram em cima do que foi dito para que a classe das enfermeiras esteja se sentindo tão ofendida a ponto de invadirem meu Instagram me insultando absurdamente como estão fazendo.”, concluiu a atriz ao G1.