//

Atropelamento deixa 10 mortos e 35 feridos em Nova Orleans; FBI investiga ataque

Viaturas da polícia de Nova Orleans responderam a atropelamento na Bourbon Street em 1º de janeiro de 2025. — Foto: WGNO via Reuters

Um ataque em massa na madrugada desta quarta-feira, 01, deixou ao menos 10 mortos e 35 feridos na Bourbon Street, uma das ruas mais icônicas de Nova Orleans, nos Estados Unidos.

O incidente começou por volta das 3h15 (horário local), quando um motorista em uma picape atropelou uma multidão e, em seguida, disparou contra as pessoas. O suspeito foi morto pela polícia no local.

De acordo com a superintendente de polícia Anne Kirkpatrick, o homem ultrapassou um bloqueio e avançou em alta velocidade contra a multidão, com “intenção deliberada de causar carnificina”. Após o atropelamento, ele desceu do veículo atirando e foi morto durante uma troca de tiros com policiais, que também resultou em dois agentes feridos, ambos em estado estável.

Explosivos improvisados foram encontrados na área, e o FBI assumiu as investigações. Apesar da prefeita de Nova Orleans, LaToya Cantrell, classificar o caso como um “ataque terrorista”, a agente especial Alethea Duncan destacou que ainda não há confirmação oficial de terrorismo.

Entenda o caso


O ataque aconteceu na Bourbon Street, localizada no bairro histórico French Quarter, conhecido pela vida noturna e turismo. O incidente ocorreu durante os eventos de Ano Novo, em uma área protegida por cerca de 300 policiais.

Os feridos foram encaminhados para cinco hospitais da cidade, e a prefeitura pediu que a população mantenha distância de pelo menos oito quarteirões da região. “Um ato horrível de violência ocorreu na Bourbon Street na manhã de hoje”, afirmou o governador da Louisiana, Jeff Landry, em comunicado.

Testemunhas relataram momentos de pânico. Jim e Nicole Mowrer, entrevistados pela CBS, descreveram ter ouvido tiros após a caminhonete romper uma barreira em alta velocidade. “Vimos policiais correndo naquela direção… Depois que os tiros pararam, tentamos ajudar as vítimas”, afirmou Nicole.

O ataque ocorreu às vésperas do Mardi Gras, o famoso carnaval de Nova Orleans, e do Super Bowl, eventos que movimentam milhares de turistas. A cidade segue em estado de alerta enquanto as investigações prosseguem.

*Matéria realizada com informações do Portal G1.