Com o aumento no uso de equipamentos elétricos, a sobrecarga de fiações e disjuntores tem se tornado uma preocupação crescente. Problemas como curtos-circuitos e até incêndios podem ocorrer devido à inadequação da estrutura elétrica. Para prevenir esses riscos, a Equatorial Pará orienta seus clientes a informar corretamente os eletrodomésticos utilizados em suas residências e, quando necessário, solicitar aumento de carga elétrica.
A distribuidora reforça que nem todos os casos de aumento de carga exigem alteração no tipo de ligação elétrica, que pode ser monofásica, bifásica ou trifásica.
Avaliação técnica e importância da comunicação
Segundo Elton Lucena, executivo de Segurança da Equatorial Pará, é essencial que o consumo de energia esteja alinhado à capacidade fornecida pela distribuidora.
“Ao receber um pedido de alteração, avaliamos a soma da potência dos equipamentos instalados para verificar a viabilidade técnica. Também é crucial que os clientes informem alterações no uso da unidade, como mudanças de residencial para comercial. A ausência dessa comunicação pode gerar grandes prejuízos”, explicou Lucena.
Além disso, não é possível realizar o aumento de carga em imóveis com débitos pendentes. A distribuidora realiza uma análise técnica da rede para determinar se a alteração pode ser atendida de imediato ou se será necessária uma obra, cujo orçamento será fornecido em até 30 dias.
Como solicitar o aumento de carga
A solicitação pode ser realizada de duas formas:
- Presencialmente: Nas agências de atendimento da Equatorial Pará, com apresentação de documentos como CPF, RG e a conta contrato da unidade consumidora.
- Online: Pelo site da distribuidora, na seção de “alteração de carga/fase”.
Requisitos e prazos para atendimento
Para que o pedido seja atendido, o cliente deve seguir alguns critérios:
- Garantir que o padrão de entrada esteja devidamente montado conforme as normas técnicas da Equatorial Pará, por profissionais qualificados. As normas estão disponíveis neste link.
- Apresentar a declaração de carga instalada, detalhando todos os equipamentos elétricos em uso, incluindo informações sobre quantidade e potência.
Prazos para atendimento:
- Até 5 dias úteis para vistoria e conexão em tensão inferior a 2,3 kV.
- Até 10 dias úteis para tensão entre 2,3 kV e 69 kV.
- Até 15 dias úteis para tensão igual ou superior a 69 kV.
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