O jornalista e escritor Anderson Araújo retorna às prateleiras com o “Manual prático de como vestir um pai morto”, o livro de contos já está em pré-venda pelo site da editora Folheando. Desta vez, o autor convida os leitores a adentrar em histórias de luto, perdas e vitórias modestas de personagens viventes em uma Amazônia urbana, perdida entre o presente e um passado não muito distante, reelaborado pela memória e experiências reinventadas.
Na obra, Anderson conta suas histórias com seu realismo romântico: materialista, mas nostálgico, relata tragédias, cria cenas fantásticas e contos de redenção sobre algumas vidas no bairro da Pedreira, antiga periferia da Amazônia urbana de Belém.
Em vez do bom selvagem, prefere narrar as ambiguidades da barbárie amazônica, lugar, por exemplo, de crianças violentas, que também podem emocionar suas próprias vítimas de briga de rua, pela sua morte prematura.
São contos sobre romances e transas, casas miseráveis sobre alagados, perto de joias e tamuatás, pontes de madeira, além de mulher que se transmuta em monstro, dramas do tempo da pandemia do covid-19, e até a história de previsões de bruxas macbethianas a um presidiário em busca de redenção.
Anderson Araújo nasceu em 1979, em Belém do Pará, e é formado em Jornalismo desde 2004 pela UFPA, com mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, em Portugal. Viveu grande parte de sua vida no bairro da Pedreira, periferia da capital paraense, cenário de muitas das histórias contidas no livro. O autor também elabora um luto neste seu Manual: instrui como vestir um pai morto, mas também uma cidade sebastiana prestes a morrer. Veste-os com roupas novas, feitas de vivas lembranças e fantasias de um filho já bastardo do bairro do samba e do amor.
“Manual prático de como vestir um pai morto”, conta com 20 contos em 164 páginas, prefaciado por Camille Castelo Branco e orelha assinada por Ricardo Evandro Martins.
Informações:
Título: Manual prático de como vestir um pai morto
Autor: Anderson Araújo
Editora: Folheando
Arte da capa: Sumaya Fagury
N° de páginas: 164
Valor: R$ 43,90
Onde comprar: site da editora aqui