Bolsonaro anunciou via live em suas redes sociais na noite de ontem, 21, que o auxílio mensal para caminhoneiros motivado pela alta do preço do diesel será de R$400,00 e que somará um total de 3 bilhões.
O ‘auxílio-diesel’ havia sido citado na tarde desta quinta-feira (21) em discurso feito na cidade de Sertânia, em Pernambuco, onde esteve presente para a inauguração de um ramal de distribuição de água.
Segundo Bolsonaro, 750 mil caminhoneiros receberão o auxílio. Entretanto, não foi dito de onde serão retirados os recursos nem a partir de que momento o benefício será pago.
Ainda durante a live, o presidente disse que outro aumento no combustível deve acontecer já que o Brasil ainda é dependente da importação de diesel e de gasolina.
Deve ter outro aumento de combustível? Deve ter outro aumento de combustível. Não precisa ser mágico para descobrir isso aí. É só ver o preço do petróleo lá fora quanto tá o dólar aqui dentro. Então, começa a aumentar. Nós ainda dependemos de importação de diesel, em especial, em torno de 25%, e de gasolina também. Então, se não reajustar, falta. Então, a inflação é horrível? É péssima. Mas pior é o desabastecimento” Então, o que nós aqui — como está na iminência de um novo reajuste de combustível —, o que buscamos fazer, acertado com a equipe econômica? Alguns não querem, da equipe econômica, não queriam. Outros acharam que era possível dar um auxílio para os caminhoneiros, em havendo um novo reajuste, dar um auxílio para os caminhoneiros. O que está decidido até o momento? R$ 400. – Disse Bolsonaro.
Veja o vídeo em que Bolsonaro fala do aumento do combustível e do valor do auxilio: