///

Azerbaijão alcançou consenso para sediar a COP29 em 2024, segundo ministro

O ministro da Ecologia do Azerbaijão, Mukhtar Babayev, anunciou neste sábado (9) em Dubai que o Azerbaijão chegou a um consenso para sediar a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre a mudança climática no próximo ano.

“Tenho o prazer de anunciar que existe um consenso geral sobre a candidatura do Azerbaijão para acolher a COP29”, disse Babayev.

A designação do país anfitrião da COP29 ficou bloqueada há meses pela posição da Rússia, que manteve objeções à realização da conferência na Bulgária, país membro da União Europeia. Duas outras candidaturas, a do Azerbaijão e a da Armênia, foram anuladas mutuamente devido à hostilidade entre e stes dois países vizinhos.

Ambos os países do Cáucaso, que ainda registam regularmente incidentes armados na fronteira, emitiram uma declaração conjunta na quinta-feira na qual anunciaram que a Arménia estava retirando a sua candidatura à COP29 e que apoiava o Azerbaijão.

Segundo levantamento do portal Carbon Tracker, o Azerbaijão integra o clube dos petro-estados, lista com os 40 países com a maior dependência do petróleo para seu Produto Interno Bruto (PIB). Enquanto a economia azerbaijana tem uma participação de 64% do combustível fóssil, os Emirados Árabes Unidos, atuais anfitriões da COP28, ficam em 52%.