/

Balsa carregada de madeira é flagrada no rio Jacundá, no Marajó e levanta dúvidas sobre legalidade

Uma balsa carregada com grande quantidade de madeira foi flagrada por moradores do rio Jacundá, no município de Bagre, na região do Marajó. As toras transportadas ainda não tiveram suas espécies identificadas, levantando dúvidas sobre a origem e a legalidade da carga.

Segundo relatos dos moradores, o rio tem sido utilizado com mais frequência como rota alternativa, especialmente durante os feriados de fim de ano, quando foi registrado um aumento no tráfego de balsas transportando madeira.

Preocupados com o possível impacto ambiental e o avanço do desmatamento, os ribeirinhos cobram fiscalização mais rigorosa por parte das autoridades locais e estaduais para evitar que situações semelhantes se tornem comuns. 

Até o momento, não há informações oficiais sobre a empresa responsável pela embarcação ou a procedência da madeira transportada.

O BT entrou em contato com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade e aguarda retorno. Em nota curta, a Secretaria apenas disse que “A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informa que não foi notificada sobre o caso.”