O pequeno Josué de Jesus Xavier, de apenas 1 ano e 10 meses de vida, voltou para casa na última quarta-feira, 10, após um longo período internado no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, no Distrito de Icoaraci, em Belém. A criança ficou 516 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi transferida para a enfermaria antes de poder ir para casa.
Jojoca, como é chamado de maneira carinhosa, deu entrada na internação no dia 9 de fevereiro e recebeu cuidados especiais desde os primeiros dias de vida. Ele foi diagnosticado com amiotrofia espinhal tipo 1, que afeta os movimentos da criança e a deixa com dificuldade de respirar.
Mesmo com as dificuldades, esse pequeno lutador conseguiu vencer esse período ao lado da mãe, Conceição Costa de Jesus, de 37 anos, que agradeceu a atenção médica que o menino recebeu: “Não foi fácil, mas posso dizer que o tratamento que tivemos tornou essa experiência menos dolorida. Hoje, graças a Deus, estamos recebendo a vitória e mais essa oportunidade da vida”, disse.
Na saída da UTI pediátrica, os profissionais da saúde que estavam de plantão e acompanharam Josué durante o período de internação o ovacionaram.
A alta do hospital foi considerada um renascimento para quem passou 77% da vida em um leito de hospital: “Fiquei muito feliz quando recebi uma plaquinha com o carimbo e as mensagens de carinho de cada um para o meu filho. Sei que são sinceras pela forma como esses profissionais cuidaram dele. Guardarei com carinho e levarei para a vida”, completou Conceição.
A enfermeira diarista Carmem Miranda, afirmou que a alta de Josué é uma vitória e motivo de alegria: “Vamos sentir saudades, mas é uma saudade que aquece os corações de cada um dos profissionais que esteve ao lado dele, pois ele está bem”, ressaltou