Na quarta-feira, 22, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou que Belém será sede Norte e Nordeste das “Paralimpíadas Escolares 2023” em agosto do ano que vem.
De acordo com a organização do CPB, o Pará foi escolhido devido ao seu destaque na última competição. O Estado conquistou o primeiro lugar na Regional Norte e Nordeste, realizada em agosto de 2022 na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Foram mais de 150 medalhas conquistadas nas provas de atletismo, natação e bocha.
A delegação do Pará é a segunda maior do Brasil com 168 integrantes, sendo 120 paratletas que competiram em 11 modalidades, como futebol, parabadminton, paratakendo, tênis de mesa, natação, bocha na última edição nacional este ano.
Nas redes sociais, o Governador do Pará Helder Barbalho comemorou a notícia.
“Recebemos com entusiasmo o anúncio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que escolheu Belém como sede regional das “Paralimpíadas Escolares 2023”, celebrou Barbalho.
“De acordo com a organização do CPB, o Pará foi escolhido devido ao seu desempenho positivo nas últimas edições do evento. Resultado do investimento do Governo Estadual no desporto escolar”, disse.