Uma pesquisa internacional feita pelo site Numbeo elencou algumas das cidades consideradas mais perigosas internacionalmente, colocando três capitais brasileiras entre as dez cidades mais perigosas. Porém, Belém não apareceu na lista que contou com mais de 50 locais.
O Brasil ao todo teve oito cidades listadas entre as 50 mais perigosas, contando com Rio de Janeiro em 7º lugar, Fortaleza (9º) e Salvador (10º). Também aparecem as cidades brasileiras do Recife em 13º lugar, Porto Alegre em 23º lugar, São Paulo em 25º lugar, Campinas em 38º lugar e Belo Horizonte em 47º lugar.
Segundo o ranking, o top 3 das cidades mais perigosas são: Caracas, na Venezuela (1º lugar), Pretoria, na África do Sul (2º lugar), e Durban, também na África do Sul (3º lugar).
CRIMINALIDADE NO PARÁ
Segundo a Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), o estado apresentou uma queda de 49% nos números de homicídios em 2023, com menos de 2 mil casos registrados. Nos quatro primeiros meses de 2024, o estado registrou uma redução de 58% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) em relação ao comparativo de janeiro a abril dos últimos seis anos.
Confira a lista da Numbeo:
1º lugar – Caracas, Venezuela
2º lugar – Pretoria, África do Sul
3º lugar – Durban, África do Sul
4º lugar –Johannesburg, África do Sul
5º lugar – Port Moresby, Papua Nova Guiné
6º lugar – San Pedro Sula, Honduras
7º lugar – Rio de Janeiro, Brasil
8º lugar – Port Elizabeth, África do Sul
9º lugar – Fortaleza, Brasil
10º lugar – Salvador, Brasil