No último domingo, 01, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou que Belém irá continuar a campanha de vacinação contra sarampo, gripe influenza e Covid-19.
GRIPE INFLUENZA
A secretaria informou ainda que a vacina contra a influenza deve ser procurada por todos os grupos prioritários: idosos de 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; crianças de 6 meses a menores 5 anos; gestantes; puérperas; professores da rede pública e privada, portadores de doenças crônicas não transmissíveis; pessoas com deficiência; caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo; trabalhador portuário; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medida sócio-educativa.
SARAMPO
Já a vacinação contra o sarampo tem como público alvo crianças de 6 meses até 5 anos de idade, e também para trabalhadores de saúde.
META NACIONAL DE VACINAÇÃO:
Depois de realizar o “Dia D” da vacinação no último sábado, 30, a Sesma divulgou, ainda, que cerca de 72 mil pessoas compareceram aos mais de 300 postos de saúde e pontos de vacinação.Mesmo com bons números, a campanha ainda está longe da Meta Nacional de Vacinação da Influenza e Sarampo estipulada, que prevê vacinar 95% de cada público-alvo. Em Belém, essa porcentagem corresponde a 493.587 pessoas vacinadas até o dia 4 de julho.
COVID-19
Para a covid-19, a Sesma informou que estão disponíveis os imunizantes Coronavac e Pfizer pediátrica para o público infantil, sendo esta última apenas nos shoppings e universidades. Os adultos vão receber a Coronavac e a Janssen.
QUEM PODE SE VACINAR?
Segundo a Sesma, a vacina contra Covid-19 é para quem ainda não recebeu a primeira ou a segunda dose, bem como as pessoas acima de 18 anos, que foram vacinadas com a segunda dose até janeiro deste ano e que ainda não receberam a terceira dose.
Já a dose de reforço (terceira ou a quarta dose), deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior. A quarta dose está disponível para todos os imunocomprometidos a partir de 18 anos de idade. Para garantir o direito, a pessoa deve apresentar uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão.
Além dos imunocomprometidos, os idosos com 60 anos ou mais, as gestantes e as puérperas, os trabalhadores de saúde, que receberam as três primeiras doses há quatro meses ou mais, também estão aptos a receber a segunda dose de reforço (quarta dose).
ONDE SE VACINAR?
A Secretaria Municipal de Saúde informou, ainda, que as pessoas que quiserem se vacinar contra covid ou contra gripe Influenza deverá procurar os seguintes locais e horários de vacinação:
– Postos de vacinação (postos de saúde e unidades municipais de Estratégias de Saúde da Família), das 8h às 17h;
– Universidades (Unifamaz, Fibra, Unama) e IT Center, das 9h às 17h;
– Shoppings – Pátio Belém, Boulevard, Bosque Grão-Pará e Parque Shopping, das 10h às 19h.