Cerca de 30 obras estão sendo executadas para preparar Belém para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).
Somente em 2024, a capital paraense recebeu investimentos de R$ 4 bilhões, provenientes do Tesouro Estadual, da Binacional Itaipu e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Em dezembro, a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) iniciou a requalificação e modernização da Avenida Duque de Caxias, uma das principais vias de Belém. Localizada em um ponto estratégico de mobilidade, a avenida conecta o centro da cidade ao Aeroporto Internacional de Belém, ao Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e ao Parque da Cidade, além de ser crucial para o tráfego em direção às saídas da capital. Além da Avenida Duque de Caxias, outras sete vias essenciais estão sendo requalificadas.
Confira as vias:
- Avenida Dr. Freitas
- Avenida Júlio César
- Rua Belém
- Rua Municipalidade
- Avenida Senador Lemos
- Avenida Visconde de Souza Franco
- Avenida Almirante Tamandaré
Entre outras importantes obras de mobilidade, está em andamento a finalização do BRT Metropolitano na Rodovia BR-316, com veículos a diesel modelo Euro 6, que emitem 15 vezes menos carbono que os modelos atuais, além de modelos elétricos, que não emitem gases de efeito estufa e produzem baixo nível de ruído. O BRT Metropolitano atenderá Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas.
Além disso, dois viadutos estão em construção em Ananindeua e outros dois na entrada da capital, sendo um já em funcionamento desde 24 de dezembro, todos com entrega prevista para a COP 30. A ampliação da Rua da Marinha, no “Polígono da COP”, passará de duas faixas de rolamento para seis, beneficiando seis bairros e garantindo maior segurança e fluidez no tráfego.
*Com fontes da Agência Pará