//

Belém: confira as cinco principais propostas dos quatro candidatos que lideram a última pesquisa AtlasIntel

A corrida eleitoral pela prefeitura de Belém começou e, com isso, os candidatos agora buscam mostrar aos eleitores propostas e objetivos caso sejam eleitos como chefe do executivo municipal da capital paraense. Entretanto, com tantos nomes na disputa e tanto material a ser digerido pelo belenense, o BT decidiu ajudar e pediu para quatro candidatos listarem as cinco principais propostas de governo para a cidade.

Os candidatos selecionados são os primeiros colocados na disputa de acordo com a última pesquisa AtlasIntel, divulgada no dia 15 de agosto. São eles: Igor Normando (MDB), Eder Mauro (PL), Edmilson Rodrigues (PSOL) e Thiago Araújo (Republicanos). Clique aqui para conferir a pesquisa completa.

Pesquisa AtlasIntel foi divulgada no último dia 15 de agosto. Foto: Reprodução AtlasIntel.
Pesquisa AtlasIntel foi divulgada no último dia 15 de agosto. Foto: Reprodução AtlasIntel.

CONFIRA AS PROPOSTAS:

IGOR NORMANDO (MDB)

Igor Normando. Foto: Reprodução.
  • Saúde: Melhoria das unidades de saúde com equipamentos modernos, extensão dos horários e policlínicas itinerantes; Ampliação e capacitação da equipe ESF para prevenir doenças e garantir medicamentos contínuos; Criação do Espaço Rosa para atendimento pré-natal e neonatal em todos os distritos.
  • Educação, juventude e emprego: Reestruturação das escolas com bibliotecas, internet de qualidade e ambientes de lazer; Implantação de escolas em tempo integral nas áreas mais vulneráveis com monitoramento digital; Programa de formação continuada para professores e capacitação para gestão escolar; Empresas devem reservar 10% das vagas para jovens, mulheres e pessoas com deficiência, com ações afirmativas para pessoas negras; Parceria com o governo estadual no programa “Jovem Empreendedor” para linhas de crédito especial; Criação do programa Usinas nas Praças para oferecer serviços e lazer em bairros onde há exclusão social; Programa Emprega Mulher para capacitação e apoio financeiro a mulheres chefe de família; Desburocratização e informatização dos processos municipais relacionados à economia local; Criação de polo de bioeconomia em parceria com o governo do estado para gerar empregos verdes.
  • Meio ambiente, cultura e turismo: Programa Cidade Verde para arborização e aumento de áreas verdes em Belém; Programa Embaixador Ambiental para jovens atuarem em educação e proteção ambiental; Estímulo a empreendedores para comercializar resíduos sólidos e criar hubs de beneficiamento; Abertura de janelas para o rio, recuperação das orlas e aumento de recursos para festividades culturais e religiosas; Exploração do turismo de natureza nas Ilhas de Belém com suporte aos empreendedores; Dobrar o orçamento da Fumbel e implantar caravanas culturais nos bairros vulneráveis.
  • Gestão pública: Implementação de tecnologias digitais para melhorar a administração e a plataforma Belém Ordeira para comunicação direta com o cidadão; Valorização dos servidores com remuneração justa, formação, avaliação e diálogo com sindicatos.
  • Habitação e segurança: Programa Meu Endereço com a UFPA para definir nomes e números das moradias; Parceria com o governo federal para ampliar o programa Minha Casa Minha Vida; Programa de regularização fundiária com Iterpa e SPU para concessão de posse de terrenos públicos; Criação da Secretaria de Segurança e Defesa Social (SEGBEL) e do Sistema Municipal de Segurança (SIMUS); Integração do SIMUS com o Sistema Estadual e uso compartilhado de vídeo monitoramento; Presença ostensiva da Guarda Municipal com aumento de efetivo e modernização.

EDER MAURO (PL)

Eder Mauro. Foto: Câmara dos Deputados
  • Saúde: Programa “Poupa Tempo da Saúde” para reduzir a demanda reprimida de atendimento, com uma policlínica com médicos e exames especializados.
  • Segurança: O programa “Smart Belém” – câmeras de monitoramento para identificar carros e motos roubadas, e reconhecimento facial contra criminosos.
  • Educação: Criar o programa “Segunda Casa”, para aumentar vagas em creches, oportunizando que mães sejam inseridas ao trabalho, com renda para família.
  • Meio-ambiente e turismo: Enfrentar a problemática da coleta de lixo, com planejamento, controle e fiscalização, tornando Belém uma cidade preparada para a COP30.
  • Gestão pública: Criar o programa Prefeitura Digital, para desburocratizar o atendimento ao público, com o cidadão tendo ao acesso aos serviços através de celular.

EDMILSON RODRIGUES (PSOL)

Edmilson Rodrigues. Foto: Divulgação/Ascom
  • Saúde: Até 2025, Edmilson vai cadastrar toda a população de Belém no Saúde Belém Digital, aplicativo recém- lançado com internet grátis para consultas médicas on line em várias especialidades. Hoje, 650 mil usuários do SUS estão cadastrados. Ainda, o Hospital da Beneficência Portuguesa vai ser incorporado à rede municipal para atendimento gratuito pelo SUS e serão construídas três novas policlínicas.
  • Saneamento e urbanismo: Edmilson vai concluir importantes obras de transformação da paisagem urbana e da melhoria de qualidade de vida nas periferias, principalmente os programas de macrodrenagem das bacias da Estrada Nova (Promaben), do Mata Fome (Prommaf), do Ariri Bolonha e do Paracuri, além do Parque Urbano São Joaquim, que beneficiam diretamente mais de 750 mil pessoas de mais de 20 bairros, com serviços que incluem microdrenagem, pavimentação, iluminação e paisagismo, com destaque à Estação de Tratamento de Esgoto, à duplicação da Av. Bernardo Sayão e à construção de 500 unidades habitacionais para substituir moradias precárias (Mata Fome).
  • Mobilidade urbana: Edmilson vai seguir com o trabalho de construção de um sistema de transporte público integrado, que inclua vias terrestres e fluviais, em condições de qualidade, segurança e conforto. Ele vai avançar a implantação da frota própria da prefeitura com ônibus com ar condicionado e wi-fi – são 217 ônibus, sendo 30 elétricos (zero ruídos e poluentes) e o restante a diesel (modelo Euro 6, com menor emissão de poluentes) – que irão atender os corredores de trânsito e as linhas de menor interesse de exploração por empresas privadas. Ainda, Edmilson vai concluir as obras de duplicação da Av Bernardo Sayão, revitalização da Av Júlio César para desafogar o trânsito, além de ampliar as obras de pavimentação nas periferias, ciclovias e o transporte fluvial.
  • Limpeza urbana: Edmilson diz que “superou a máfia do lixo” e em continuidade, ele vai implantar o aterro sanitário bioenergético dentro dos mais modernos padrões de respeito ao meio ambiente; implantar mais ecopontos de coleta de entulhos; ampliar o programa Fiscaliza Belém contra o descarte irregular de lixo; promover a educação ambiental; estimular as cooperativas populares, como a de catadores; e ampliar a coleta seletiva dos atuais 2% para 20% em três anos.
  • Educação: No próximo mandato, ampliar a Educação Integral em Tempo Integral; aumentar ainda mais o número de vagas em creches e pré-escolas; reforçar o ensino técnico e ambiental nas ilhas; prosseguir na recuperação e reconstrução de escolas (na atual gestão, 80 foram reformadas e 3 ainda estão em obras, inclusive, 70 delas ganharam placas solares e todas estão com internet); ampliar o atendimento educacional escolar nos territórios; e a educação inclusiva, através do acesso e permanência com sucesso dos estudantes com deficiência na rede municipal de ensino.

THIAGO ARAÚJO (REPUBLICANOS)

Thiago Araújo. Foto: Balthazar Costa
  • Mobilidade Urbana: O plano visa a expansão e integração do sistema de transporte público com foco na acessibilidade, conforto e eficiência. Destaque para a modernização e renovação da frota, com ônibus com Wi-Fi e ar-condicionado, implantação de corredores exclusivos de ônibus, linhas de BRT, e incentivo ao uso de ônibus elétricos; Construção de ciclovias e incentivo à mobilidade ativa; Redução da tarifa ou gratuidade do transporte para segmentos vulneráveis; Parcerias para alternativas de transporte, como caronas compartilhadas e embarcações fluviais; Monitoramento em tempo real do transporte e melhorias na iluminação e drenagem.
  • Saúde: Baseado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3), o plano busca aumentar o número de UBS em 30%, construindo mais 8 unidades em quatro anos, além da construção de um novo hospital de pronto-socorro e novas UPAs; Fortalecimento da atenção primária, com foco na Estratégia Saúde da Família (ESF); Implementação de telemedicina, campanhas de vacinação e prevenção; Criação de programas de saúde mental e apoio psicológico, e programas de nutrição; Abertura de centros especializados para comunidades indígenas e quilombolas.
  • Educação: Melhorar a qualidade de ensino  pra que Belém alcance melhores notas no ensino fundamental no IDEB , que tem hoje a posição de penúltimo lugar no Brasil; Priorizar a melhoria da infraestrutura nas escolas públicas, valorização de professores com melhor remuneração e capacitação contínua, além de ampliação das vagas em creches e ensino fundamental; Implementação de tecnologias educacionais, internet e novos equipamentos para alunos e professores; Universalização da educação integral com atividades culturais e esportivas; Parcerias com ONGs para reforço educacional e incentivo à leitura nas escolas.
  • COP 30 em Belém: Criar um núcleo responsável por acompanhar as obras e preparativos para a COP 30, com foco em sustentabilidade e engajamento ambiental. O objetivo é transformar Belém em referência global em soluções climáticas; Estabelecer novas metas e PPPs para atrair investimentos; Fiscalizar as obras, principalmente nas áreas periféricas e vulneráveis.
  • Infraestrutura e Saneamento Básico: Resolver problemas históricos de saneamento, com foco na universalização do acesso à água tratada, coleta de esgoto e resíduos sólidos; Melhorar a infraestrutura nas áreas mais vulneráveis; Implementar projetos de drenagem urbana para prevenir alagamentos; Implementação de um plano de gestão integrada de resíduos sólidos, com uso adequado do aterro sanitário, para tratamento do lixo e coleta seletiva; Recuperação e preservação de igarapés e cursos d’água, com o tratamento de efluentes, desassoreamento, macro e microdrenagem de canais tais como Mata Fome e conclusão da Estrada Nova.
Leia mais: btmais.com.br