/

Belém sedia reunião do G20 sobre políticas para diminuir impactos das mudanças climáticas

Belém sedia reunião do G20 sobre políticas para diminuir impactos das mudanças climáticas

Belém está sediando os encontros do Grupo de Trabalhos de Finanças Sustentáveis (SFWG, na sigla em inglês) do G20. O evento acontece nesta terça-feira, 9, e quarta-feira, 10, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Delegados dos países-membros do G20 se reúnem para discutir estratégias de financiamento verde, soluções baseadas na natureza e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Trilha de finanças

As discussões fazem parte da Trilha de Finanças, que continua os debates sobre temas propostos pela presidência brasileira do G20. Participam delegados de mais de 30 países, além de representantes da União Europeia, União Africana e organizações internacionais. A Trilha de Finanças aborda assuntos macroeconômicos estratégicos, conduzidos por ministros das finanças e presidentes dos Bancos Centrais dos países-membros.

Discussões fazem parte da Trilha de Finanças, que continua os debates sobre temas propostos pela presidência brasileira do G20.
Discussões fazem parte da Trilha de Finanças, que continua os debates sobre temas propostos pela presidência brasileira do G20.

Esforço e desafio

Durante a coletiva de imprensa nesta terça-feira, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, destacou os esforços da Prefeitura de Belém para promover a construção de uma cidade sustentável. Ele mencionou os projetos de urbanização das Bacias da Estrada Nova, Mata-Fome, e Ariri Bolonha, que estão em andamento ou em fase de captação de recursos.

Belém sedia reunião do G20 sobre políticas para diminuir impactos das mudanças climáticas
Belém sedia reunião do G20 sobre políticas para diminuir impactos das mudanças climáticas

Rodrigues também enfatizou a importância de captar recursos para concluir a macrodrenagem e construir habitações na Bacia do Paracuri, em Icoaraci, uma área com muitas famílias em condições precárias. “Mais da metade da população de Belém vive em áreas alagáveis. Por isso, soluções urbanísticas baseadas na natureza são essenciais”, destacou o prefeito.

Impactos e financiamento

O coordenador do Grupo de Trabalho de Finanças Sustentáveis do G20, Ivan Oliveira, sublinhou a importância do encontro em Belém, especialmente com a realização da COP-30 em novembro de 2025. Ele destacou que as mudanças climáticas afetam desproporcionalmente os mais vulneráveis, tornando crucial integrar a justiça social no combate às mudanças climáticas. “Queremos facilitar o acesso a recursos públicos para financiar projetos de transição justa, mantendo a floresta em pé e beneficiando as comunidades locais”, detalhou Oliveira.

Recepção dos participantes

O prefeito Edmilson Rodrigues deu as boas-vindas aos participantes, destacando o papel da Amazônia na regulação do clima global e na preservação da biodiversidade. “Sejam todos bem-vindos a Belém, uma cidade com uma rica história, cultura vibrante e compromisso com a sustentabilidade”, declarou.

Rodrigues mencionou as políticas e iniciativas da prefeitura que promovem o manejo sustentável dos recursos naturais, proteção das áreas verdes e educação ambiental. Ele destacou o compromisso com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, e a criação do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas (FMMC).

Discussões até Sexta-feira

O Grupo de Trabalhos de Finanças Sustentáveis (SFWG) do G20 continuará debatendo a racionalização das operações e facilitação de acesso aos fundos climáticos, além de soluções baseadas na natureza para diminuir os efeitos das mudanças climáticas. Na quinta e sexta-feira, 11 e 12 de julho, o Hangar sediará a reunião da Força-Tarefa da Mobilização Global contra Mudança Climática, que discutirá medidas para evitar o aumento da temperatura global.

Sobre o G20

O G20 é um fórum de cooperação econômica internacional com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. O grupo é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia. Além de questões macroeconômicas, o G20 aborda comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção.