O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, anunciou nesta quinta-feira, 10, que haverá incentivo financeiro para o Carnaval 2023. Na manhã de hoje, a prefeitura reuniu com os representantes das dez escolas de samba que integram o grupo especial do carnaval de Belém e das escolas de samba do segundo e terceiro grupo da capital. Participaram também do encontro representantes das escolas de samba do distrito de Icoaraci e da Liga Integrada de Blocos de Belém (Libel).
Na reunião, a realização do Carnaval 2023 foi confirmado pelo prefeito Edmilson Rodrigues, entre os dias 10 e 12 de fevereiro.
Os blocos que realizam o carnaval de rua na Cidade Velha também receberão apoio da prefeitura. “Eu sentei também com todas as associações do carnaval fora de época. Em janeiro, iniciamos o carnaval de Belém com alguns eventos na Cidade Velha com apoio da Prefeitura de Belém.
No encontro a prefeitura também confirmou o subsídio financeiro para as agremiações carnavalescas para garantir a realização do carnaval 2023 na cidade de Belém. O valor ainda será definido, em breve, pela equipe técnica financeira da administração municipal, levando em consideração o cenário financeiro da cidade.
Agora cabe às agremiações carnavalescas e Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) finalizarem as normas e regras do desfile, que vai ocorrer na Aldeia Cabana Davi Miguel.
O presidente das Escolas de Samba Associadas de Belém (ESA), Paulo Roberto Pinto (Chico), afirmou que “hoje de fato está confirmado o carnaval em Belém, do Pará, com desfile das escolas de samba e blocos. Para a gente, que está há dois anos sem carnaval, foi de suma importância as palavras do prefeito, como o aumento de subvenção para melhorar o espetáculo e ter um grande carnaval e m Belém”.
“A população pode esperar um grande carnaval, grandes enredos e grandes sambas, e as escolas já estão em preparação, a partir de hoje, para o carnaval que vai acontecer nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro”, adiantou Chico.
Para o presidente da Liga Independente dos Blocos de Belém (Libel), José Ricardo Nascimento, conhecido como Vasco, a reunião foi proveitosa. Na opinião dele, que é presidente do bloco Libélula, “o prefeito Edmilson tem demonstrado em seu governo ser um gestor comprometido com a cultura e tenho certeza que ele vai fazer acontecer um grande Carnaval em 2023, depois de dois anos de pandemia.