Na tarde desta terça-feira, 18, o prefeito Edmilson Rodrigues recebeu a secretária-executiva adjunta da Secretaria-Geral da Presidência da República, Tânia Maria de Oliveira, para debater a estrutura organizacional do “Diálogos Amazônicos” e da “Cúpula da Amazônia”.
Os encontros serão realizados no mês de agosto e são parte dos grandes eventos sediados na capital paraense que vão anteceder a COP-30, em 2025. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, explica os objetivos: “A reunião nessa terça-feira foi para discutir os eventos e as necessidades de preparar a logística, dadas as questões dos espaços onde ocorrerão os encontros, e de transporte e de limpeza urbana, na qual vamos envolver cooperativas para a coleta de resíduos visando à sustentabilidade e à reciclagem”, explicou o prefeito.
A secretaria-geral da Presidência da República, Tânia Maria de Oliveira, complementa: “Essa reunião é para discutir essa estrutura organizacional, para deliberar sobre as responsabilidades do Governo Federal, Estadual e as responsabilidades do município de Belém. Esse encontro com o prefeito Edmilson Rodrigues foi muito importante para trocarmos ideias acerca de questões dessa atuação da Prefeitura na construção dos Diálogos”.
Eventos
Os “Diálogos Amazônicos’ visam escutar a sociedade civil organizada na Amazônia, por meio de plenárias, com o objetivo de apontar soluções para os problemas da maior floresta tropical do mundo. O evento será realizado de 4 a 6 de agosto, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia. Já a “Cúpula da Amazônia” acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto e vai reunir os presidentes dos países amazônicos.