///

Beneficiários do Bolsa Família poderão retirar gratuitamente medicamentos que antes eram pagos no Farmácia Popular

Os beneficiários do programa Bolsa Família poderão retirar, de maneira gratuita, os 40 medicamentos que constam na lista do Farmácia Popular. O anúncio foi feito nesta quarta-feira 7 pelo governo federal.

Pelas regras anteriores, os medicamentos disponíveis no programa eram divididos da seguinte forma: parte da lista era distribuída de forma gratuita, mas outra parte tinha um desconto de 90% em comparação aos preços comercializados nas farmácias.

Agora, a gratuidade para beneficiários do Bolsa Família será estendida para anticoncepcionais, fraldas geriátricas e remédios para tratamento da Doença de Parkinson, controle do colesterol (Sinvastatina) e controle da rinite.

A gratuidade será mantida, também, para medicações relacionadas ao controle da asma, da diabetes e da hipertensão.

De acordo com o governo federal, não será necessário fazer um novo cadastro para retirar os medicamentos gratuitamente. O próprio sistema do Farmácia Popular fará a identificação do usuário.

A medida faz parte da reformulação do novo programa Farmácia Popular, que será lançado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Recife, no Pernambuco. O programa foi criado originalmente em 2004, ainda no primeiro mandato de Lula na presidência.

“O Farmácia Popular fez com que milhões de pessoas saíssem de suas consultas médicas sabendo que poderiam comprar o medicamento prescrito. Hoje em Recife tenho a alegria de relançar esse programa tão importante para a saúde do povo e que sofreu com falta de investimentos nos últimos anos”, afirmou Lula no Twitter.

*Com informações de Carta Capital.