A brasileira Bia Haddad Maia subiu mais um degrau no famoso torneio de Roland Garros de 2023 após uma maratona de quase 4 horas contra a espanhola Sara Sorribes Tormo. Com a vitória de virada por 2 sets a 1, Bia alcançou uma marca histórica, pois desde 1960 nenhuma brasileira foi tão longe no torneio francês.
Bia ainda precisou de quatro match points para garantir a vitória e agora enfrenta a tunisiana Ons Jabeur, atual número 7 do mundo, que venceu a americana Bernarda Pera em 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1.
“Eu tentei manter uma mentalidade positiva nos momentos mais difíceis. Pensei que, se eu estava sentindo nervosismo, minha adversária também estava. Meu técnico me enviou uma entrevista do Djokovic falando sobre o nervosismo. Então, se até o Djokovic fica nervoso, quem sou eu para não ficar? Precisamos aceitar e nos manter firmes para lidar com a pressão”, revelou a brasileira após o jogo.
A última brasileira a chegar tão longe em Roland Garros foi nada menos que Maria Esther Bueno, finalista do torneio na década de 60, enquanto entre homens e mulheres, o último a chegar às quartas foi Guga Kuerten, em 2011.
Nas quartas de final, Bia enfrentará Ons Jabeur, tenista da Tunísia e número 7 do mundo. Jabeur venceu a americana Bernarda Pera em 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/1, também avançando no torneio.