A Associação Carnavalesca Bole-Bole, do bairro do Guamá, é a grande campeã do 1º grupo do carnaval de Belém em 2023. A apuração ocorreu na tarde deste sábado, 25, em Belém, e as escolas Acadêmicos da Pedreira e Xodó da Nega ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
A Bole-bole foi a terceira agremiação a desfilar no domingo, 12, com o enredo “Ronaldo Silva – Universo cantador na folia do Carnaval”, em homenagem ao poeta cantador com mais de 30 anos dedicados ao estudo da rítmica e do imaginário popular da região amazônica.
Antes da apuração, o presidente da Fundação Cultural de Belém, Jamil Mouzinho, agradeceu o espetáculo e a dedicação das escolas de samba da cidade: “Depois de dois anos de pandemia, o espetáculo foi rico em graça e alegria. A população ficou feliz, a gente voltou com força total e mostrou que Belém tem tradição, tem Carnaval. Mesmo com chuva, o público compareceu e aproveitou um lindo desfile das escolas de samba na Aldeia Cabana”, declarou.
A leitura das notas ocorreu no auditório da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, na Aldeia Cabana, neste sábado, 25, onde somente as diretorias estavam presentes. Enquanto isso, as torcidas das escolas se concentraram na pista da aldeia para acompanhar o resultado em um telão, com as notas dos seguintes quesitos avaliados: Alegoria, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasia, Harmonia, Mestre-sala e Porta-bandeira, Porta-estandarte e Samba-enredo.
E os outros grupos, BT?
No segundo grupo de escolas de samba do carnaval de Belém, a vencedora foi a Boêmios de Vila Formosa, com um enredo em homenagem à musa do brega paraense Valéria Paiva, intitulado ““Valéria Paiva: Um fruto sensual que está no ar e no DNA do povo paraense”. A Mocidade Olariense e A Grande Família completaram o pódio.
“Ganhar esse troféu é a melhor sensação possível, principalmente depois de todo trabalho. Desde 2020 que a gente vem trabalhando pra esse título, mantivemos o mesmo enredo, a comunidade abraçou a causa e cantou junto com a gente na avenida e isso foi importante. A gente não tem nem palavras pra mensurar o que a gente sente”, disse a presidente da Boêmios de Vila Formosa, Michelle Araújo.
Já no terceiro grupo, quem levantou o troféu de primeiro lugar foi a escola Guardiões do Samba e da Pedreira, com o enredo “Vamos Falar de Índio”. As agremiações Caprichosos da Cidade Nova e Alegria Alegria foram avaliadas em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Feliz, o presidente da Guardiões, Alexandre Lima, comemorou o título mesmo sendo a escola de samba caçula do bairro da Pedreira, agora campeã depois de três anos de preparação.
Entre os blocos de carnaval da cidade, quem levanta o troféu de 2023 é o Bloco Estrela Reluzente, seguido de Mocidade Alegrense e Sapo Muiraquitã. Todos os nove que estiveram na disputa deste ano desfilaram no último sábado, 18.
Confira todos os vencedores do Carnaval Belém de Todas as Cores:
Belém:
- Bole-bole;
- Acadêmicos da Pedreira ;
- Xodó da Nega
Mosqueiro:
- Piratas da Ilha;
- Peles Vermelhas;
- Aeroporto;
Icoaraci:
- Unidos da Baixada;
- Canal 19;
- Unidos da São Roque;
Outeiro:
- Raio X;
- O Sindicato;
- Os Gaviões do Samba.