A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) divulgou, na sexta-feira, 3, informações sobre o boletim de análise e previsão climática. A nota publicada prevê fortes chuvas e um rigoroso inverno amazônico até abril.
A previsão mostra que há um acumulado de chuvas que vai se dispersar no período de fevereiro até abril, com chuvas de categoria acima do normal no extremo norte do Pará e também na região metropolitana de Belém.
As partes norte e central do estado terão chuvas extremamente fortes, porém a parte sul terá um equilíbrio, como em Conceição do Araguaia, que tem oscilações que indicam pancadas de chuva consideradas abaixo do normal.
Os meteorologistas da Semas também destacam os riscos de inundação que algumas áreas correm, como as principais bacias hidrográficas do Pará. O município de Marabá, na região sudeste do Pará, está na categoria de atenção para inundação, com a previsão de 10 metros durante a cheia, mas não apresenta condições para ocorrência de cheias históricas acima de 12 metros.
Para o mês de fevereiro são esperadas chuvas fortes acima do normal no centro e norte do estado. O oeste do Marajó e o Baixo Rio Amazonas devem apresentar chuvas normais durante o mês, ainda podendo ter chuvas abaixo do normal em áreas isoladas no sul do estado.
Março e Abril terão chuvas acima do normal para a maior parte das regiões, porém que irão prevalecer na região norte do estado. O extremo sul deve ter oscilações entre chuvas normais e abaixo do normal.