O futuro ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) embarcou, na tarde desta sexta-feira, 30, em um avião rumo aos Estados Unidos, onde, segundo ele mesmo, passará por um “período sabático”.
Ao deixar o espaço aéreo brasileiro, Bolsonaro deixa de ser o presidente do Brasil e o cargo passa para o vice, Hamilton Mourão.
A partir do dia 1º de janeiro, domingo, o presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assume como presidente da República.
Após uma live que deixou seus apoiadores revoltados, Bolsonaro, deixa o comando do Palácio do Planalto nesta sexta-feira, 30. Ele viajou em um Airbus 319 da Força Aérea Brasileira (FAB), acompanhado de vários auxiliares que foram nomeados para ser seus assessores.
O voo direto que leva Bolsonaro para os Estados Unidos decolou às 14h02. A previsão de pouso no aeroporto de Orlando é as 20h, em solo americano, 21h, no horário de Brasília. Ele deve passar a virada de ano na região.
A expectativa é que Bolsonaro fique em um resort em Palm Beach. O local é de propriedade do ex-presidente Donald Trump, de quem Bolsonaro é grande admirador.
Uma publicação no Diário Oficial da União desta sexta autorizou a atuação de cinco assessores em uma “agenda internacional” com Bolsonaro entre o dia 1º de janeiro e 30 de janeiro, período em que ele já deixou de ser mandatário do Brasil.