//

Bolsonaro perde domínio de site e opositores usam endereço para criticar presidente

O domínio do site, que é o endereço utilizado para acessar e manter o mesmo, não foi renovado pelo clã Bolsonaro e acabou mudando de dono.

Criado em 2002, o site bolsonaro.com.br não está mais sob o controle do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

O domínio do site, que é o endereço utilizado para acessar e manter o mesmo, não foi renovado pelo clã Bolsonaro e acabou mudando de dono. O empresário Gabriel Baggio Thomaz adquiriu o site em janeiro deste ano e no último dia 11 de agosto alterou todo o conteúdo do site.

Home do site bolsonaro.com.br

Segundo uma publicação da Folha de São Paulo, de 2020, o site era usado para divulgar ações do Governo e estava registrado em nome de uma empresa do Distrito Federal. Um levantamento feito pelo UOL apontou que o domínio teve uma alteração em 11 de agosto de 2022. Até o momento o Planalto não se manifestou sobre o ocorrido. 

CONTEÚDO DA PÁGINA:

A página inicial do site apresenta o Chefe do Executivo em uma caracitura assimilando o presidente à Adolf Hitler, líder do Partido Nazista, com uma suástica no braço e a faixa presidencial. A imagem acompanha um texto: ‘Ameaça ao Brasil’. Entre as publicações, o site apresenta tópicos, como ‘corrosão das eleições’, alegando os ataques contra o processo eleitoral; ‘violência e ódio’; ‘disseminação de desinformação’; ‘ascensão do neofascismo’; entre outros.

Todos os tópicos são acompanhados por imagens cartunescas que retratam Bolsonaro como um demônio; um atirador que dispara vírus da covid-19 com uma metralhadora; uma vaca que amamenta os chefes das Forças Armadas; um cachorro lambendo o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; e um beijo com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, entre outras.

Em um dos tópicos, está uma contagem regressiva que se encerra no dia 1º de janeiro de 2023. “Logo poderemos comemorar o fim desta terrível presidência, mas não vamos nos iludir: O bolsonarismo persistirá. A batalha contra o neofascismo deve continuar. Resistiremos, e venceremos”, conclui

No final, o site especifica que não é administrado e nem pertence família do atual presidente. Na página, os novos proprietários descrevem: “Este site é uma galeria de arte digital e acervo jornalístico relacionado à família Bolsonaro”.

Veja uma parte do conteúdo disponibilizado na página:

COMO ERA O SITE BOLSONARO.COM.BR ANTES:

O domínio, que pertencia a Bolsonaro, foi criado em 2002 e era usado por Bolsonaro e seus filhos Carlos Bolsonaro e Flávio Bolsonaro.

www.bolsonaro.com.br não faz parte dos canais virtuais oficiais divulgados pelo presidente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no registro de sua candidatura à reeleição. 

Com informações do site congresso em foco, da Uol.