Nesta terça, 7, o governador Helder Barbalho compartilhou nas redes sociais um salvamento feito por bombeiros do Pará, que foram enviados ao Rio Grande do Sul para ajudar nos resgates e prestar assistência.
“O Pará está unido com o Brasil em uma grande corrente de solidariedade e hoje nossos heróis do @cbmpa ajudaram uma família a reencontrar uma Senhora, resgatada em Porto Alegre, na área central conhecida como Cidade Baixa”, disse Helder.
E completou: ” Não vamos medir esforços para apoiar as buscas, no Rio Grande do Sul, que sofre com as enchentes. Enviamos o grupamento de busca e salvamento que merece todo reconhecimento e já está em deslocamento para o município de Eldorado. Vamos continuar trabalhando para trazer mais alívio ao povo gaúcho diante desta lamentável tragédia”, destacou Barbalho.
BOMBEIROS SEGUEM ATUANDO
A atuação dos militares paraenses não parou por aí. Nesta terça-feira, eles se deslocaram para o município de Eldorado do Sul, onde cerca de 30 mil pessoas estão desabrigadas, segundo levantamento da prefeitura local. A ajuda civil-militar está sendo essencial para enfrentar a situação de emergência na região.
Essa operação humanitária foi designada pelo governo do Estado do Pará, que enviou uma equipe com cinco especialistas do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar para auxiliar a população gaúcha afetada pelas chuvas e enchentes. A equipe chegou ao Rio Grande do Sul na tarde da última sexta-feira e tem como plano inicial atuar na região por uma semana, podendo estender sua permanência conforme a evolução da situação e futuras avaliações do cenário na região.
A ação dos Bombeiros Militares do Pará é um exemplo de solidariedade e apoio mútuo entre os estados brasileiros em momentos de crise, demonstrando a importância da união e da colaboração para superar desafios e prestar assistência às comunidades necessitadas.