//

Bombeiros e Defesa Civil alertam para cuidados com tempo chuvoso em fevereiro; veja a previsão

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMPA) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) emitiram um alerta para a população de Belém e do Pará sobre os riscos associados ao tempo chuvoso em fevereiro. Com o inverno amazônico e o aumento das chuvas, há preocupações quanto a acidentes, alagamentos e possíveis surtos de doenças.

O major Jânio Bezerra, Chefe da Divisão de Apoio à Comunidade da Cedec, aconselha que, durante períodos de chuvas intensas, as pessoas permaneçam em casa, saindo apenas quando estritamente necessário. Ele ressalta a importância de ficar atento, especialmente nas áreas propensas a alagamentos, e destaca a necessidade de cuidados extras com as crianças.

Fevereiro promete carnaval e tempo chuvoso em Belém e no Pará: veja a previsão. Imagem reprodução: Agência Pará.

“Se a sua rua costuma alagar durante as fortes chuvas, busque sempre identificar um local seguro onde você e sua família possam se alojar no caso de uma inundação, alagamento ou mesmo, risco de desabamento. Caso precise sair de casa, evite andar próximo de áreas de inundações e, principalmente, trafegar em ruas ou vias que historicamente estão sujeitas a registros de alagamentos ou inundações. Se já estiver fora de sua residência, procure um local seguro e nunca se abrigue debaixo de árvores ou estacione seu veículo, pois o risco delas caírem é grande e ocasionar graves acidentes”,adverte o major Bezerra.

Com relação aos cuidados com crianças, o major destaca: “”Nunca deixe as crianças brincarem nessas condições, porque elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças como hepatite e leptospirose. Não deixe também que elas permaneçam em áreas abertas como campo de futebol, quadra de tênis ou estacionamentos, pois o risco de raios é muito grande”, pontua.

Em casos de emergência, a Defesa Civil Municipal pode ser acionada através do Ciop no número 190 ou diretamente pelo telefone (91) 98439-0646.

PREVISÃO E ALERTA

Belém encontra-se em alerta meteorológico amarelo nesta quinta-feira, 1°, indicando risco potencial devido às chuvas intensas. A previsão inclui muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com intensidade de vento considerada fraca.

Já sobre as marés, hoje, 01, a maré alta na capital será às 2h41 da madrugada, com o nível do rio chegando a 3 metros, e nas ilhas o fenômeno natural será às 2h, também com 3 metros. Já na sexta-feira, 2, a maré alta vai ser registrada às 3h28, alcançando 2.8 metros, enquanto na região das ilhas ela deve chegar a 2.9 metros, às 2h45.

Ainda sobre a previsão de hoj, o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, o alerta é de chuvas e perigo potencial:

Previsão do Inmet para chuvas em Belém nos próximos 15 dias de fevereiro. Imagem reprodução.

De acordo com o instituto, As temperaturas devem ficar acima da média em praticamente todo o Brasil, com valores acima de 25ºC. Porém, Porém, em áreas do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Matopiba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, a temperatura média poderá chegar aos 30ºC.

Infográfico produzido pelo Inmet que retrata a previsão para fevereiro. Imagem reprodução: Inmet.

Na região amazônica, as chuvas ficam abaixo da média, mas é possível esperar uma recuperação gradual, porém lenta, dos rios.

AINDA ESTÁ ENTRE NÓS: O EL NIÑO

O Brasil ainda está sob forte influência do El Niño, que é o aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Quando esse fenômeno climático está em atuação, o calor fica ainda mais acentuado no verão. A expectativa é a de que ele comece a perder força ao longo do mês.

Do lado do Oceano Atlântico, as águas quentes na costa norte e faixa leste levam mais umidade para a região Nordeste, diminuindo os efeitos do El Niño por lá.

Portanto, deve ficar assim por essas bandas do Brasil:

🌡️ Calor: O tempo fica abafado, com temperaturas acima da média, principalmente no Amazonas, no oeste do Pará e em Roraima. Com exceção de RR, os extremos de calor serão atenuados pela umidade alta.

☔ Chuva: As chuvas aumentam em grande parte da região, mas os volumes devem ficar abaixo da média. A influência de corredores de umidade, porém, deve deixar os volumes um pouco acima da média no extremo oeste do AM, sudeste do PA e em grande parte do TO.

💧 Rios: Os níveis do rio Amazonas e do rio Negro, que sofreram no ano passado com seca severa, seguem recuperando seu nível.

🎉 Carnaval: As temperaturas ficam elevadas, e haverá chuvas isoladas no Pará, leste do Amazonas e norte de Tocantins.