Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), O Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo, com 9,3% da população sofrendo com o distúrbio, além de pelo menos 5,8% dos brasileiros sofrerem de depressão. Especialistas ouvidos pela BBC Brasil apontam o índice elevado de desemprego, recorrentes mudanças no rumo da economia e falta de segurança pública como fatores principais para a alta prevalência de transtornos de ansiedade na população.
“O Brasil tem uma alta taxa de violência, que faz muitas pessoas saírem de casa com o receio de serem assaltadas. Receio que gera ansiedade”, apontou Rafael Boechat, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB).
Ainda segundo a OMS, uma em cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida. Apesar dessa estimativa, os investimentos do governo no tratamento não correspondem à alta demanda.
Quando não tratada da forma correta, a ansiedade pode inclusive desencadear outros problemas mentais como a depressão, que segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) acomete aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo.
Outras causas da ansiedade
Após o primeiro ano de pandemia do coronavírus, A OMS registrou um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão no mundo. Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), aponta que uma das principais explicações para esse aumento é o estresse sem precedentes causado pelo isolamento social decorrente da pandemia, somado às restrições na busca de apoio de familiares e vida social ativa. “A solidão, medo de se infectar, sofrimento e morte de pessoas próximas foram fatores estressores que levaram à ansiedade e depressão”
Brasil é o país mais ansioso do mundo
Aproximadamente 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade patológica. Em seguida, aparece o Paraguai (7,6%), Noruega (7,4%), Nova Zelândia (7,3%) e Austrália (7%). No mundo, o uso excessivo de computadores e smartphones é visto como uma das principais causas para o aumento de pessoas ansiosas. Um estudo realizado pela Canadian Journal of Psychiatry comprovou que, quanto maior o uso de telas, maior o nível de ansiedade. E um relatório lançado pela empresa de análise de mercado digital App Annie apontou que o Brasil lidera o pódio dos países com pessoas que mais passam tempo conectadas.
Janeiro Branco
A lei estadual 17.625, de autoria do deputado estadual Roberto Engler (PSDB) e sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (PL), institui a campanha Janeiro Branco, voltada à promoção da Saúde Mental, com a finalidade de alertar para o aumento do número de pessoas com algum tipo de transtorno psíquico e buscar maneiras de melhorar a condição dessas pessoas.