//

Brasil está entre os países líderes no Ranking de Cirurgias Plásticas de mama e lipoaspiração

Nos últimos anos os tratamentos estéticos geraram reflexos na sociedade. Não somente no aspecto físico mas também no lado emocional, trazendo benefícios para a autoestima de homens e mulheres.

Como o caso da estudante de farmácia, Flávia Azevedo, que realizou os procedimentos após a gestação: “Só quem passa por esse processo sabe o quão importante é essa transformação na vida de uma mulher, principalmente após a gestação. É um renascer! É poder se olhar no espelho e ver o seu melhor, foi transformador e faria tudo de novo se fosse preciso!”, afirma a universitária.

Universitária Flavia Azevedo fez procedimentos de cirurgia plástica. Imagem: Reprodução Arquivo pessoal.

De acordo com o levantamento feito em 2020, elaborado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), os Estados Unidos contaram com um aumento nos procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos, consolidando sua posição como o país número um do mundo em procedimentos cirúrgicos (14,7% do total de procedimentos cirúrgicos), tomando a posição do Brasil, que foi líder da lista em 2019. Em todo o mundo (22,1% do total de procedimentos não cirúrgicos).

Os dez primeiros países a realizarem procedimentos em 2020 foram EUA, Brasil, Alemanha, Japão,
Turquia, México, Argentina, Itália, Rússia e Índia, seguidos pela Espanha, Grécia, Colômbia e
Tailândia.

México, Turquia e Colômbia tiveram a maior proporção de pacientes estrangeiros: 28,2%, 25,8% e
21,8%, respectivamente, em 2020. A Tailândia, que ocupou o primeiro lugar no ano passado, foi a
quarta maior, com 20,9%.

Os hospitais continuam sendo a principal instalação onde os procedimentos cirúrgicos são realizados
(43,8% em todo o mundo), com exceção dos EUA, onde os consultórios (45% dos procedimentos) e
centros cirúrgicos independentes (34,3%) são mais comumente utilizados.

PARTICULARIDADE

A cirurgiã plástica Rita Noronha, especialista em Mamoplastia de aumento, Mastopexia, lipoaspiração e Lipoabdominoplastia MD e HD, aponta os dois procedimentos mais procurados no Brasil e quais cuidados deve-se ter ao escolher o profissional para realizar a tão sonhada cirurgia.

“Atualmente a cirurgia plástica mamária é a mais procurada no consultório e também a mais procurada no Brasil. Dentro da minha especialidade, a segunda cirurgia mais procurada é a lipoaspiração”, afirma.

Brasileiros buscam cirurgias plásticas de mama e lipoaspiração para mudar de vida. Imagem: divulgação.

E a inovação no ramo da cirurgia plástica não para. Com tanta procura, técnicas como a tradicional Lipoaspiração evoluíram para o que hoje conhecemos por Lipo HD.

Queridinha entre os famosos, o procedimento é indicado tanto para homens quanto mulheres que já praticam exercícios físicos, mas ainda assim desejam um corpo com mais definição. Mais do que remover o excesso de gordura localizada, essa nova tendência transforma a clássica lipoaspiração em uma técnica focada também na definição dos contornos musculares.

Ainda de acordo com a especialista, não basta apenas sonhar em realizar uma cirurgia plástica é essencial que o paciente procure um profissional devidamente qualificado para a realização segura do procedimento.

Doutora explica a procura de brasileiros por cirurgias plásticas. Imagem: divulgação.

“O paciente deve procurar um cirurgião plástico formado! com faculdade de medicina, residência  médica em cirurgia geral, residência médica e acima de tudo que seja credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e que possua o Registro de Qualificação de Especialidade (RQE)”, alerta a cirurgiã plástica.