///

Brasil firma acordo de cooperação na área da saúde com a argentina

Brasil e Argentina firmaram um acordo prioritário de cooperação bilateral para que os países possam alinhar ações prioritárias na área da saúde. O acordo foi assinado nesta segunda-feira, 23, pelas ministras da saúde no Brasil, Nísia Trindade, e da Argentina, Carla Vizzotti.

Entre as prioridades no acordo, além da promoção de igualdade equidade de gênero, acesso aos direitos sexuais e reprodutivos e o combate à discriminação as nações irão desenvolver medidas para remover barreiras que não permitam acesso aos serviços e melhorar a qualidade da saúde para a população.

O acordo firmado também prevê estratégias de vigilância epidemiológica; formação e capacitação de profissionais de saúde; prevenção da gravidez precoce e do abuso sexual; e promoção da saúde mental.

Ainda sobre os benefícios e colaborações, o acordo prevê ações conjuntas para pesquisas e desenvolvimentos, além da produção de vacinas e medicamentos. Nísia Trindade, ministra da saúde, comentou em suas redes sociais que além do direito à saúde o acordo também é parte da estratégia e de integração do Mercosul: “Entre as ações prioritárias, estão a garantia de direitos fundamentais e de acesso à saúde, a vigilância epidemiológica para antecipar emergências e o desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial em Saúde, parte da estratégia de integração e autonomia regional do Mercosul.”, disse Nísia.