//

Brasil mais produtivo: conheça o projeto do SEBRAE de acompanhamento para microempresas

O Programa Brasil Mais é uma iniciativa para promover melhorias nas práticas gerenciais e produtivas, além da transformação digital, nas micro, pequenas e médias empresas do Brasil.

Criado pelo Governo Federal, o programa é coordenado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia e realizado em parceria com Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Brasil mais produtivo: projeto do SEBRAE de acompanhamento para microempresas
Brasil mais produtivo: projeto do SEBRAE de acompanhamento para microempresas

Coordenado e executado por quem entende do assunto

Sob a coordenação da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, o programa conta com parcerias estratégicas com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Fases do Programa Brasil Mais

  1. Produtividade: Visa melhorar práticas gerenciais e otimizar a linha de produção. O Sebrae oferece apoio técnico através de Agentes Locais de Inovação (ALI) para empresas com faturamento até R$ 4,8 milhões. O Senai, por sua vez, foca na metodologia da manufatura enxuta para indústrias com até 499 funcionários.
  2. Transformação Digital: Tem como objetivo implantar soluções digitais para aumentar a produtividade. O Sebrae auxilia na implementação de soluções digitais para empresas com faturamento até R$ 4,8 milhões, enquanto o Senai concentra-se na digitalização da linha de produção.
  3. Smart Factory: Focado no desenvolvimento e adoção de soluções 4.0, busca acelerar a incorporação de tecnologias da Indústria 4.0 por MPMEs industriais.

Impacto e resultados

Desde o seu lançamento, em novembro de 2020, o Programa Brasil Mais já beneficiou mais de 90 mil empresas em todo o país, com ganhos significativos de produtividade, que variaram de 24% a 42% em média.

Para mais informações sobre o Programa Brasil Mais e como participar, acesse o site oficial clicando aqui