Segundo dados do Monitor do Fogo Mapbiomas, divulgados nesta quinta-feira, 12, os incêndios no Brasil já atingiram 11, 39 milhões de hectares do território do país. Desse total, 5,65 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo apenas no mês de agosto.
A pesquisa foi realizada com dados de janeiro a agosto de 2024, onde o fogo se alastrou principalmente em áreas campestres foram as que os incêndios mais afetaram, representando 24,7% do total.
O Pantanal, até agosto de 2024 queimou 1,22 milhão de hectares, um crescimento de 249% nas áreas alcançadas por incêndios, em comparação à média dos cinco anos anteriores. O fogo se alastrou principalmente em áreas de vegetação nativa, que representam 70% do que foi queimado.
ESTADOS MAIS ATINGIDOS
Ainda segundo a pesquisa, os estados do Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul foram os mais atingidos no mês de agosto. Os biomas Cerrado e Amazônia foram os que mais queimaram, representando respectivamente 43% e 35% de toda a área antiqueimada no Brasil no período.
Chamou atenção o crescimento de 2.510% de incêndios no estado de São Paulo, em relação a média de agosto. Foram cerca de 370,4 mil hectares queimados este ano.