Um grupo de brasileiros acompanhado pelo Governo Federal que aguardava permissão de autoridades de Egito, Israel e da Autoridade Palestina cruzou a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah, neste domingo, 12 de novembro:
“O grupo de 32 pessoas já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação”, oficializou uma postagem do Itamaraty às 5h41 desta madrugada na rede social X (antigo Twitter). “Duas pessoas do grupo que constava da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza”, completou o comunicado.
Ainda de acordo com o comunicado do Itamary, dois brasileiros optaram por não seguir com o grupo de volta ao Brasil. De Rafah, os 32 brasileiros seguem em uma viagem de cerca de seis horas até chegar a Cairo, onde o grupo pernoitará hoje. O voo da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo o grupo de volta ao solo brasileiro deverá decolar da capital egípcia na manahã de segunda,13.
Duas pessoas, que integravam a lista original de 34 nomes, desistiram da repatriação antes do embarque para o post de Rafah, conclui o informativo do Itamary.
A aeronave VC2, da Presidência da República, aguarda o grupo para iniciar o décimo voo de repatriação de brasileiros desde o início da crise no Oriente Médio. Quando a aeronave da Presidência tocar o solo da capital federal, a Operação Voltando em Paz terá transportado um total de 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos. Três aeronaves da Força Aérea Brasileira e duas da Presidência da República foram utilizadas.