///

BT Pet | Check-up: você sabe quando chegou a hora de levar seu pet ao veterinário?

Muitos tutores têm essa dúvida: de quanto em quanto tempo o meu bichinho precisa ser avaliado?

Existe uma crença de que 1 ano de vida pet equivale a 7 anos de vida humana. Esse valor não é exato e pode variar de acordo com o porte, atividade metabólica do bichinho, entre outros fatores. Contudo, o que eu quero ilustrar é: quando você pensa na ideia de fazer seus exames de rotina a cada 7 anos, essa ideia lhe parece absurda? Se não lhe parecer, recomendo que repense, porque é!

Seguindo essa lógica, o check-up anual para o pet é o mais recomendado, pois a evolução metabólica deles é bem mais acelerada do que a nossa e muita coisa pode mudar dentro de 1 ano.

Foto: Reprodução.

A depender da idade e do modo de vida do bichinho, os exames solicitados podem variar. De maneira geral, os check-ups englobam os seguintes exames:

  • De sangue: hemograma e exames bioquímicos para avaliação renal/hepática;
  • De fezes: coproparasitológico completo;
  • De urina: urina EAS, relação proteína/creatinina urinária;
  • De imagem: radiografia de tórax, ultrassonografia abdominal;
  • Cardiológicos: eletrocardiograma, aferição de pressão arterial;

Além disso, é feita uma avaliação física para investigar presença de irregularidades, como nódulos pelo corpo, alterações na ausculta cardíaca/pulmonar que sugiram a necessidade de investigar alguma doença crônica, alterações comportamentais, dentre outros aspectos.

Às vezes os tutores pensam “ah, meu pet tá bem, não vou levar ele pra consulta, porque o veterinário só vai dizer algo que eu já sei”. Há quem pense que “check-up é desculpa pros veterinários arrancarem dinheiro do dono do bicho”. Já ouvi essa também, acreditem.

Vocês não têm ideia de como o atendimento clínico veterinário de pets idosos é CHEIO de casos onde o pet “nunca adoeceu”, mas ao atingir uma determinada idade “apareceu tudo de uma vez”. E pasmem: na ESMAGADORA MAIORIA das vezes, as doenças não apareceram de um dia pro outro. Geralmente se trata de algum problema crônico, não identificado precocemente (e consequentemente, não tratado), que evoluiu com o passar do tempo e virou um problema seríssimo, que por vezes até ameaça a vida do bichinho naquele momento.

Os check-ups podem ajudar a identificar doenças logo nos seus estágios iniciais, nos permitindo intervir antes de virar uma bola de neve rolando montanha abaixo. Com isso, é possível garantir mais longevidade ao pet! O fato de ter seu bichinho por mais anos ao seu lado parece ou não uma ideia boa?

Foto: Reprodução.

Check-up não é um imprevisto financeiro. Se você tem um animalzinho, você precisa colocar a avaliação anual dele no seu planejamento. Se poupar de pouquinho em pouquinho por mês, dentro de 1 ano é super possível realizar uma avaliação completa e verificar se está tudo bem com ele. Lembre-se que além de dar o que comer e um teto para dormir, ser um tutor responsável também envolve zelar pela saúde do seu pet!