//

BT Pet | Como deixar seu cachorro feliz?

Meu cachorro é feliz? Esta é a pergunta que todo tutor de pet deveria fazer! 

Saber se o seu cachorro é feliz é um assunto que todo dono responsável deveria pensar, mas que muitos, infelizmente, ainda negligenciam. Você pode até achar que já que seu cachorro pula, late e faz a festa quando você chega, ele é feliz. Mas isso não significa apenas que ele está feliz naquele momento. Entender o que torna um cachorro feliz é importante para melhorar a qualidade de vida do seu pet e também para melhorar a relação entre tutor e pet.

E como fazer para que seu cachorro seja um cão feliz?! Especialistas em comportamento e saúde canina têm boas hipóteses do que pode tornar um cachorro mais feliz.Uma dessas é a rotina: os cães amam rotina. Eles não têm noção de tempo, não sabem a hora que você dá a ração, a hora de passear ou a hora que você chega em casa, mas, é através da rotina que acabam eles entendendo que essa hora está próxima e se preparam para cada acontecimento do dia. Porém, quando isso não ocorre, eles acabam ficando frustrados, confusos, ansiosos e nervosos, pois nada aconteceu quando deveria acontecer.

Por isso, ter uma rotina os deixa mais tranquilos, mais equilibrados. E um cão equilibrado é um cão feliz. Se você começa a passear com seu cachorro, estude o melhor horário para isso, pois ele vai criar aquilo como rotina e, se você não cumprir, ele vai começar a ficar frustrado e ansioso. O mesmo vale na hora da alimentação: se você conseguir encaixar seu cachorro na sua rotina de forma que não varie, você vai ter um cão mais feliz. Então evite passear em dias e horários aleatórios, procure estabelecer uma hora para a refeição e para as brincadeiras.

Além da rotina, manter o pet ocupado durante o dia também garante que ele fique feliz. Por termos uma rotina de trabalho que nos mantém fora de nosso lar, muitas vezes nossos pets acabam ficando sozinhos em casa e a falta de entretenimento durante a sua ausência pode deixá-los ansiosos, causando alguns distúrbios de comportamento, como destruir suas coisas, fazer as necessidades no lugar errado ou até ter comportamentos agressivos. Por isso, dar brinquedos que entretenha o seu peludinho enquanto você não está em casa, garante a saúde mental e consequentemente a felicidade dele. Alguns brinquedos interativos foram pensados justamente para que o seu pet se mantenha o máximo de tempo  entretido na atividade.

Falando em entretenimento, um dos momentos mais esperados por eles é o passeio. Só ressaltando que passeio não é quando seu pet sai de casa por 5 minutos só para fazer as necessidades e volta pra casa de novo. Passeio é socialização, é descobrir cheiros, gastar energia e ouvir coisas diferentes. Os passeios garantem que o cão fique equilibrado e como falamos anteriormente, um cão equilibrado é um cão feliz.

E aí, o seu peludinho é feliz?