A páscoa é o feriado mais delicioso do ano,regado a muitas doçuras, ovos de chocolate e coelho da páscoa. O chocolate é um quitute presente em muitos lares nessa época. Mas, atenção, o chocolate feito para nós, humanos, pode ser extremamente tóxicos para os pets. Não se pode dar chocolate para cachorro e nem para gatos de estimação, pois, o que é uma delícia para nós pode causar uma série de problemas e pode ser até ser fatal para os pets.
Ainda tem quem acredite que um pedacinho de chocolate é um simples agrado para o bichinho, esse pensamento representa um risco enorme para a saúde dos animais que, mesmo com poucas quantidades,podem sofrer consequências graves e, em muitos casos, irreversíveis.
Vale ressaltar, mais uma vez, que o chocolate é perigoso para pets. Portanto, se você tem um coelho, pássaro, ferret ou porquinho da Índia em casa (entre outros animais), a regra segue a mesma: chocolate para pet, só se for especialmente desenvolvido para a espécie em questão.
A Principal responsável pelo perigo do chocolate para bichinhos de estimação é a teobromina, uma substância presente no cacau usado para a fabricação do doce que o organismo dos pets não consegue metabolizar facilmente, provocando uma intoxicação perigosa que quando associada a cafeína potencializa os efeitos nocivos aos cães, por este motivo qualquer tipo de chocolate, seja branco, ao leite ou amargo, deve ser evitado dar aos pets.
Atenção redobrada! Por ser um período de chocolates em abundância, o doce acaba ficando de fácil acesso, os bichinhos costumam petiscar tudo o que fica disponível e podem acabar encontrando um chocolate no caminho. Fique atento para identificar sinais atípicos no comportamento do pet. A intoxicação por teobromina pode provocar sintomas que incluem tremores, crises alérgicas, taquicardia e convulsões, vômitos, diarréias, entre outros. Ao identificar qualquer um destes sinais no seu bichinho de estimação, procure um médico veterinário imediatamente. Quanto antes o pet for atendido por um profissional, maiores serão as suas chances de reverter um possível quadro de intoxicação e, consequentemente, menores serão os riscos de complicações fatais.
Para que as famílias possam aproveitar a Páscoa e os quitutes desta data junto com o pet, separamos 3 receitas saudáveis para o seu pet se deliciar nesse feriado.
1- BOMBOM DE ALFARROBA COM MEL
INGREDIENTES:
- 4 colheres de sopa de gelatina sem sabor
- 4 colheres de sopa de alfarroba em pó
- 3 colheres de sopa de mel
- 300 ml de água quente
- 100 ml de água gelada
MODO DE PREPARO:
- Dissolva a gelatina e o mel em 300 ml de água quente.
- Incorpore a Alfarroba.
- Depois acrescente 100 ml de água filtrada e gelada.
- Acrescentar a mistura homogênea em forminhas de silicone para gelo.
- Deixar na geladeira por aproximadamente 2 horas ou até firmar.
- Depois de firme, é só desenformar e servir.
Esta receita deve ser reservada na geladeira e tem como prazo de validade 1 semana a partir de sua fabricação. E lembrando que, a quantidade diária de petisco pet não deve ultrapassar 10% da quantidade diária de alimentação.
2- OVO DE PÁSCOA DE CARNE
INGREDIENTES:
• 3 ovos
• 500g de fígado bovino
• 1/3 xícara de azeite de oliva extra virgem
• Meia xícara de farinha de arroz
• 1 xícara de aveia em flocos integral
• 1 xícara de farinha de aveia
• 1 colher de sopa de gérmen de trigo
• 200ml de água filtrada
MODO DE PREPARO:
Leve até o liquidificador ou processador, os ingredientes líquidos, como: água, azeite, ovos e também o fígado bovino. Em seguida, misture os ingredientes secos em outro recipiente. Após pronto, acrescente a pasta do fígado feita no início a essa mistura.
Depois dessa massa concluída, coloque-a em formas de ovo de Páscoa e leve ao forno em temperatura de 180°C durante 35 minutos.
Está prontinho!!
3- CUPCAKE DE MAÇÃ PARA PET
INGREDIENTES:
- Ovo apenas 1
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 xícara de chips de maçã seca sem açúcar
- 2 colheres de sopa de mel
- 4 xícaras de farinha de trigo integral
- Extrato de baunilha a gosto
- ¼ xícara de purê de maça sem açúcar
- 2 ¾ de água.
MODO DE PREPARO:
Com o forno pré-aquecido a mais ou menos 350 graus, misture a água, a maçã, o ovo, o mel e a baunilha e em seguida adicione o restante dos ingredientes, aos poucos e vá misturando até a massa no ponto.Despeje em pequenas formas de sua preferência, levemente untadas, asse por 45 minutos, utilize um palito de churrasco para saber se a massa está totalmente assada, se o palito ainda sair sujo é porque a massa ainda precisa de mais tempo de forno.