O gato é um animal que sempre causa bastante curiosidade,justamente por ter um misticismo criado em torno dele ou pela personalidade enigmática. Os gatos levam a fama de ser mais reservados e muitos acreditam que eles não são companheiros ou que não gostam de brincar. Mas, ao contrário do que a fama diz a respeito dos felinos, os gatos são extremamente sensíveis e companheiros.
Algumas raças como a Maine Coon e o gato Siamês, por exemplo, são ideais para famílias com crianças. Além das curiosidades, existe muita falta de conhecimento sobre esses animais, como a lenda do gato preto ou que eles têm sete vidas. Essas inverdades prejudicam a integridade dos animais, já que muitos agem de maneira violenta com os gatos pretos e ignoram cuidados básicos com seus pets, acreditando que eles são “super animais” e podem sobreviver a situações perigosas.
1- Gatos adoram dormir
Em média um gato passa 2/3 do dia dormindo,são aproximadamente 16 horas de sono que podem se intercalar em pequenas sonecas durante o dia. Isso significa que em 9 anos de vida, apenas 3 anos está acordado.
2- Só aceitam cafuné se confiarem em você
Os gatos não costumam aceitar carinhos na barriga de qualquer pessoa. Normalmente eles só aceitam os cafunés de quem eles têm bastante proximidade. Aí vai uma dica: se você está tentando se aproximar de algum gato que não conhece, faça carinhos na cabeça e atrás das orelhas, que são os pontos que eles mais gostam. Jamais comece tentando fazer carinho na barriga, pois certamente irá levar várias mordidas.
3- Roçam a cabeça para marcar território
Um gato roça num humano não apenas para mostrar afeto, mas também para marcar o seu território, devido ao odor que as glândulas à volta da sua face liberam. A cauda e as patas também têm as mesmas glândulas, então, se o seu gatinho roça a cabeça ou cauda em você, certamente ele está te marcando como propriedade.
4- 10 anos de um gato equivale a 50 anos de um humano
O felino vive em média 20 anos e seus 10 anos de vida são como 50 anos de um humano. Infelizmente o gato não tem 7 vidas como muita gente acredita e seu processo de envelhecimento é bem acelerado.
5- Adoram afofar (amassar pãozinho)
Os gatos gostam de afofar – “amassar pão” – seus donos porque se sentem confortáveis. É uma lembrança de quando eram filhotes e faziam isso enquanto mamavam.