Por instinto, os felinos escondem sinais de que não estão bem, o que pode atrasar a detecção de doenças e comprometer o tratamento.Quando eles eram selvagens e vivem na natureza, ficavam vulneráveis aos predadores e por esse motivo, precisavam mostrar habilidades e força para não se tornarem alvos fáceis. Mascarar sinais que indicam dor faz parte do instinto de defesa desses felinos, para não demonstrar fraqueza. Mesmo já domesticados há cerca de 10 mil anos, os gatos domésticos ainda preservam esse instinto, tornando mais difícil para os tutores perceberem quando os pets estão com algum problema.
Ainda assim, com atenção ao comportamento do bichinho, é possível perceber quando ele está sentindo dor ou algum tipo de desconforto.
É sempre importante lembrar que os animais podem sentir dor ou desconforto por vários motivos e cada caso é um caso. Como nós, seres humanos, os pets precisam passar por consultas periodicamente, já que também podem ser acometidos por doenças infecciosas, degenerativas, articulares, distúrbios gastrointestinais, doenças de pele, entre outras. Então, a consulta de rotina é muito importante.
O BT separou as principais características das quais que devemos nos atentar no comportamento dos gatos, para que assim o tutor possa levar seu companheirinho o quanto antes ao médico veterinário.
Veja abaixo alguns exemplos;
Falta de apetite: Pode se tratar de um sinal de que algo não está bem, quando um animal que faz suas refeições normalmente e de forma repentina deixar de se alimentar ou ingerir muito líquido. Fique atento.
Ficar quieto e se isolar: Os gatos são seres independentes isso é fato, mas costumam ter uma ótima energia quando o assunto é escalar e brincar de caçar algo, fique atento caso o seu felino pare de fazer algo que era divertido para ele e começou a ficar quieto em um canto.
Mudanças bruscas de comportamento: Isso sempre deve ser um alerta. Ficar atento aos detalhes na mudança de comportamento do felino, quando um gatinho que normalmente é amoroso mostra incômodo ao receber carinho, chegando a ficar agressivo pode ser um sinal de que algo de errado está acontecendo com ele.
Dificuldades de locomoção: É um claro sinal de que algo está errado com o seu pet, andar e de repente se jogar no chão, caminhar cambaleando ou com movimentos involuntários, essas características muitas vezes estão relacionadas a doenças que causam inflamação nas articulações do gato e provocam dor. É fundamental que o tutor preste atenção na rotina do gato e observe se os movimentos do pet estão diferentes, até mudança na posição de dormir, pode ser um alerta.
Pegou essas dicas? Fique sempre atento, mas é importante ressaltar que qualquer diagnóstico só pode ser indicado por um especialista. Procura SEMPRE um médico veterinário.