/

Buraco de 800 mil km aparece no sol; saiba os efeitos do fenômeno

Apesar de ser comum, o fenômeno assustou o mundo para problemas na superfície terrestre.

Durante observação no último domingo, 3, o telescópio Solar Dynamics Observatory da Nasa descobriu uma cratera de aproximadamente 800 mil quilômetros, o equivalente a 60 vezes o tamanho do planeta Terra, na coroa solar, camada mais externa do Sol.

A rotação do astro fez com que a abertura agora esteja ‘apontada’ para a Terra, podendo exercer alguns impactos climáticos sobre ela. Mesmo sendo um fenômeno considerado ‘comum’ pela ciência, o tamanho da abertura surpreendeu em relação a outros buracos.

Vídeo mostra buraco na superfície solar com tamanho de ”60 planetas Terra”. Reprodução: Nasa.

O buraco na camada solar pode liberar feixes de radiação mais fortes que habitualmente na atmosfera terrestre. Além disso, uma grande quantidade do chamado ”vento solar” também está vindo em direção ao planeta, podendo levar a uma ”tempestade geomagnética” de intensidade 2, considerada moderada. A escala vão dos níveis G1 ao G5.

O Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC) da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) realiza monitoramento desses eventos, uma vez que eles podem causar falhas em sistemas de satélite e quaisquer aparelhos de comunicação. A tempestade estava prevista para durar até o fim dessa semana, perdendo intensidade ao longo das horas.