////

Calor excessivo durante as procissões do Círio pode afetar a saúde 

BELÉM, PA, 09 DE OUTUBRO DE 2011 - CÍRIO DE NAZARÉ Realizado na manhã deste domingo (9), a grande procissão do Círio de Nazaré, onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é conduzida dentro de uma berlinda da Catedral da Sé até o Santuário de Nazaré e foi acompanhada por cerca de 2 milhões de fiéis. O evento é considerado a maior manifestação religiosa da América Latina e é realizado desde 1793. Todo o trajeto é feito com seis pedaços de corda de duas polegadas de diâmetro, que totalizam 400 metros de comprimento. FOTO: LEVI BIANCO - NEWS FREE

Belém tem alcançado altas temperaturas, nesta semana, por exemplo, as máximas estão variando entre 35ºC e 36ºC. Com o calor excessivo e as procissões do Círio de Nazaré chegando, é recomendável que aqueles que pretendem ir para as ruas para participar das homenagens, estejam com atenção redobrada à saúde, para evitar mal-estar.

Segundo o assessor médico do Laboratório Paulo Azevedo, Murilo Chermont Azevedo, o calor demasiado pode causar diversos efeitos no corpo humano, entre as reações está a produção excessiva de suor com desidratação, tonturas, fraqueza, aumento da frequência cardíaca e desmaios, entre outros sintomas considerados comuns no calor em regiões úmidas, como a capital paraense. Esses sintomas podem ser agravados em ambientes aglomerados, iguais aos das procissões do Círio.

O doutor Murilo pontua ainda que nos dias de procissões, há aumento de pessoas em busca de atendimento médico. ”A maioria dessas pessoas não está adequadamente preparada, do ponto de vista físico e de saúde, para esforços tão extenuantes e nas condições climáticas que bem conhecemos”, considera ele.

Dr. Murilo Chermont Azevedo pontua dicas para o percurso do Círio. Foto: arquivo pessoal

Quem está planejando participar das romarias pode seguir algumas dicas para fazer um percurso saudável e seguro:

  • Respeitar seus próprios limites;
  • Buscar preparação física;
  • Estar com a saúde em dia, ou seja, estar com acompanhamento médico e exames regulares;
  • Lembrar de se hidratar antes e durante a procissão;
  • Consumir alimentos leves, combinando carboidratos mais simples com aqueles mais complexos, sem esquecer das proteínas.

“Se não houver doenças crônicas como diabetes, por exemplo, uma macarronada no jantar após a trasladação e um café da manhã antes da procissão de domingo com pão integral, ovos e frutas, além de suco de laranja. Lembrar de se hidratar antes e durante a procissão”, recomenda o assessor médico.

Em circunstância de mal-estar, a indicação é se distanciar da aglomeração e caso sinta sensação de desmaio, é recomendável sentar-se ou deitar-se. Essas atitudes podem interromper o mal-estar e até impedir o desmaio. Também é indicado que a pessoa que esteja sentindo-se mal, procure se abrigar em um local com sombra e temperatura mais agradável. Ingerir líquidos como água, água de coco ou soluções com reposição de minerais também podem ajudar na recuperação. Frutas são recomendadas para pessoas que não sentirem-se mal com enjoo. Essas dicas são para saber lidar com adversidades durante as procissões ou até mesmo auxiliar alguém até que a equipe de socorristas preste atendimento e faça uma avaliação detalhada do paciente.