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Campanha alerta para golpes bancários no Pará no dia do Consumidor

Woman holding shopping bags doing online shopping on her mobile phone in the supermarket. Black Friday sale concept. (Woman holding shopping bags doing online shopping on her mobile phone in the supermarket. Black Friday sale concept., ASCII, 117 comp

O dia do Consumidor é comemorado nesta quarta-feira, 15, e com essa data o número de anúncios na internet ou nas vitrines das lojas oferecendo promoções e vantagens tentadoras para os consumidores só aumentam. Pensando nisso, a Defensoria Pública do Estado do Pará em parceria com o Procon, Ministério Público do Estado do Pará, Polícia Civil e a Faculdade Integrada da Amazônia (Finama), lançaram a campanha “Cuidado! É golpe”, para alertar a população sobre essa prática criminosa.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os golpes contra clientes de bancos cresceram 165% logo no início de 2021. Já em 2022, uma pesquisa da Serasa Experian revelou que 1 brasileiro é alvo de golpes a cada 9 segundos, sendo os bancos e cartões os segmentos mais impactados.

Os golpes que mais aumentaram foram aqueles chamados de “engenharia social”, em que a vítima é levada a fazer ações em benefício dos criminosos. Veja alguns dos mais comuns:

  • Golpe da prova de vida: a pessoa recebe uma ligação de alguém que se apresenta como funcionário do INSS e a orienta a baixar um aplicativo para realizar a ação. A partir daí, ela acaba contraindo um empréstimo cujo valor vai para a conta do estelionatário.
  • Golpe do falso motoboy: os criminosos entram em contato com a vítima e alertam sobre supostas transações irregulares. Em seguida, afirmam que um motoboy irá até a residência da pessoa recolher o cartão que estaria “clonado”. A pessoa é orientada a cortar o cartão ao meio, o que dá mais veracidade à ação. Porém, o chip não é cortado, o que permite aos estelionatários fazerem uso do cartão.
  • Golpe do consórcio: a pessoa vê uma oferta de produto ou serviço com preço abaixo da média e decide entrar em contato com o anunciante. A partir de então, buscando garantir a suposta oportunidade, faz um pagamento como “sinal”. Entretanto, depois descobre que havia feito um consórcio e seguiu pagando por aquela contratação indevida.
  • Golpe da portabilidade: o criminoso finge ser gerente do banco da vítima e liga para ela. A seguir, oferece portabilidade de empréstimo já existente, diminuindo a parcela do novo contrato. Para isso, pede a transferência do valor devido para quitar o anterior. Ele recebe o dinheiro e some.

Segundo o defensor público Cássio Bitar, “a campanha tem como finalidade trabalhar a informação ao consumidor, sobretudo os idosos e pensionistas do INSS, principais vítimas deste tipo de fraude. A informação adequada pode prevenir novas vítimas. A informação é um dos pilares da defesa do consumidor, e deve ser trabalhada constantemente”, enfatiza.

COMO EVITAR?

Para evitar ser vítima desses golpes, é importante tomar cuidado ao fornecer informações pessoais, verificar sempre as informações do remetente e destinatário de e-mails e mensagens, utilizar senhas seguras, verificar extratos bancários regularmente e desconfiar de ofertas que parecem boas demais para ser verdade.

Ainda de acordo com Cássio Bitar, a Defensoria tem atuado contra esse tipo de golpe de maneira individual e coletiva. “Diariamente são dezenas de atendimentos que, quando não resolvidos extrajudicialmente são levados até a justiça. Além disso, já foram propostas diversas ações coletivas contra bancos e empresas de consórcio que permitem vazamento de dados e possibilitam as ações criminosas”, explica.

Há algumas medidas que você pode tomar para se proteger de golpes bancários:

  • Mantenha seus dados pessoais seguros: nunca compartilhe informações pessoais como senhas, números de conta bancária, ou códigos de segurança com ninguém. Os bancos nunca pedem essas informações por telefone ou e-mail.
  • Fique atento aos e-mails e mensagens suspeitas: não clique em links ou baixe anexos de e-mails suspeitos que pareçam ter sido enviados por seu banco. Verifique o endereço de e-mail do remetente e confirme se é o endereço oficial do seu banco.
  • Use senhas fortes: evite senhas óbvias, como datas de nascimento ou sequências simples de números.
  • Mantenha seu computador e dispositivos móveis atualizados: é importante manter seu software antivírus, sistema operacional e aplicativos atualizados para garantir que você esteja protegido contra possíveis vulnerabilidades.
  • Confirme a identidade do remetente: antes de fornecer informações pessoais ou fazer transações financeiras, verifique se o remetente é de fato seu banco ou instituição financeira. Ligue para o número oficial de atendimento ao cliente do seu banco e confirme a transação.
  • Verifique suas contas regularmente: monitore suas contas bancárias regularmente para identificar atividades suspeitas. Informe imediatamente seu banco se notar qualquer transação não autorizada.

SERVIÇO:

Para saber mais e buscar os seus direitos, a Defensoria Pública do Estado disponibiliza um atendimento por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3201-2727 ou pelo site www.defensoria.pa.def.br/conexaodefensoria