///

Campanha de segurança busca evitar acidentes com a rede elétrica

Entre os meses de janeiro e julho de 2022, 27 acidentes envolvendo a rede elétrica foram registrados no estado do Pará. Destes, 15 acidentes deixaram vítimas fatais.

Segundo a Equatorial Pará, que fez o levantamento, a principal causa dos acidentes é o desconhecimento da população sobre os riscos e perigos com a eletricidade. Entre as principais formas de acidentes registradas pela companhia de energia estão: construção/reforma próxima a rede elétrica, instalação de antenas, pipas engatadas na rede, ligações clandestinas e intervenções indevidas na rede.

Construção perto da rede elétrica é uma das causas de acidentes. Foto: Reprodução.

Pensando nisso, a companhia iniciou a campanha “Evite acidentes com energia. Proteja hoje seu futuro”. Nas redes sociais, posts instrutivos passaram a ser compartilhados com os seguidores a fim de ajudar na prevenção desses acidentes com a rede elétrica.

De acordo com o executivo da área de segurança da Equatorial Energia, Alex Fernandes, grande parte desses acidentes acontecem quando a população se coloca em risco em ações perigosas. “Infelizmente, mesmo com uma série de orientações, as pessoas ainda cometem imprudências em atividades do dia a dia, que acabam por ocasionar esses acidentes. A Equatorial Energia trabalha regularmente para reduzir essa estatística”, afirmou.

O executivo reforçou, ainda, que ligações clandestinas são outros fatores de risco. “Prezamos pela vida de todos. Para quem faz uma obra, é importante sempre destacar o cuidado no manuseio de vergalhões de ferro, arames, réguas de alumínio e outros materiais metálicos. Já dentro de casa, é válido não sobrecarregar a instalação elétrica, utilizar aparelhos adequados para a conexão dos fios, a fim de evitar curto-circuito, e, principalmente, não realizar ligações clandestinas”, disse ele.

Intervenções irregulares também são fatores de risco. Foto: Reprodução.

Na tentativa de reforçar ainda mais a orientação para a população, a companhia de energia informou que oferece, periodicamente, “palestras e ações sociais nas comunidades, empresas e obras; investimentos na rede de energia substituindo cabos convencionais por redes multiplexadas (que são mais seguras para a população e o meio ambiente); fornece material educativo durante o ano todo e realiza poda de vegetação na rede”, disse.

Outro ponto reforçado pela companhia de energia é que, em casos de choques elétricos, a vítima não deve, em nenhuma circunstância, ser tocada por terceiros. Isto porque a ação pode dirigir a descarga elétrica para essa pessoa.  A melhor forma de ajudar é ligando para os números 192 ou 193. Ademais, se o acidente for em via pública, o número 0800 091 0196 também deve ser contactado para que o desligamento de energia na área seja feito.