Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB) e Ricardo Nunes (MDB) optaram por não comparecer ao debate entre candidatos à Prefeitura de São Paulo que seria promovido nesta segunda-feira (19) pela revista Veja, em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). A decisão foi tomada na noite de domingo (18).
Oficialmente, as campanhas dos candidatos ausentes alegaram que os compromissos já estavam agendados para o mesmo horário do debate. Além disso, a falta de controle dos organizadores sobre o comportamento do candidato Pablo Marçal (PRTB) foi mencionada como um fator significativo para a decisão de não comparecimento.
O DEBATE
A revista Veja havia anunciado na última quinta-feira (15) que todos os principais candidatos haviam confirmado presença no debate, marcado para às 11h. No entanto, segundo informações obtidas pelo g1, a revista havia feito esse anúncio antes de receber confirmações oficiais das campanhas.
Em resposta, a Veja emitiu uma nota esclarecendo que as assessorias dos candidatos Guilherme Boulos e Ricardo Nunes formalizaram a presença nos dias 23 e 24 de julho, respectivamente. A revista informou que só divulgou a confirmação após o recebimento das formalizações.
Em debates anteriores promovidos por outros veículos de mídia, como o jornal ‘O Estado de São Paulo’ e a TV Bandeirantes, Marçal teria se envolvido em incidentes, incluindo a exibição de uma carteira de trabalho contra o rosto de Boulos e o uso de linguagem considerada imprópria.
Os coordenadores de campanha de Boulos, Datena e Nunes ressaltaram a preocupação com o comportamento observado e expressaram descontentamento com a organização dos debates.