Hoje é o último dia para os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 solicitarem a isenção do pagamento da taxa de inscrição. O valor da taxa ainda não foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas na edição anterior foi de R$ 85.
CRITÉRIOS PARA A ISENÇÃO
Os pedidos devem ser feitos na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante), utilizando o login da conta “gov.br”. Para ter direito à isenção, os candidatos devem se enquadrar em um dos seguintes critérios:
- Estar cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública em 2024;
- Ter estudado todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980);
- Ser membro de família de baixa renda com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Ao solicitar a isenção, é necessário informar o CPF, a data de nascimento, o e-mail e um número de telefone válido.
FALTEI O ENEM 2023, POSSO PEDIR NESSE?
Caso o candidato tenha faltado ao Enem 2023 e queira justificar a ausência para garantir a isenção em 2024, também deve fazê-lo até hoje (26). A justificativa deve ser acompanhada de documentos que comprovem a razão da ausência, como atestado médico ou boletim de ocorrência.
CRONOGRAMA COMPLETO DE ISENÇÃO
O resultado da análise dos pedidos será divulgado em 13 de maio. Se o pedido for negado, o candidato pode entrar com recurso entre os dias 13 e 17 de maio.
Confira o cronograma completo do período de isenção e justificativa:
- 15 a 26 de abril: justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção do Enem 2024;
- 13 de maio: resultado da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção do Enem 2024;
- 13 a 17 de maio: recurso da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção do Enem 2024;
- 24 de maio: resultado do recurso da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção do Enem 2024.