/

Canos expostos de faculdade particular causam transtornos em bairro de Belém

(Foto: reprodução web)

Residentes e comerciantes do bairro do Reduto, em Belém, enfrentam transtornos devido à situação dos canos expostos de uma faculdade particular localizada na região. Durante o período de chuvas, o volume de água se torna significativo, resultando em danos aos veículos estacionados nas proximidades e aos pedestres que por ali passam.

Em denúncia ao BT, um cliente de uma loja situada em frente à faculdade compartilhou a experiência desagradável. Segundo ele, a calha instalada na rua causa prejuízos constantes.

“Oi, Esamaz, por favor, faz uma gentileza, coloca uma curva, os carros que estacionam aqui do lado da rua ficam muito expostos à queda d’água. Numa oportunidade, um cliente deixou o carro e esse volume de água fez com que entrasse água no interior do veículo”, disse.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por @btmaisoficial (@btmaisoficial)

O engenheiro civil Ricardo Kato, classificou a situação irregular, de acordo com o Código de Posturas do Município de Belém, a adaptação configura invasão do passeio público pelo desprezo da água diretamente no calçamento. Ele destacou que a água proveniente dos canos expostos deveria ser direcionada para a coletora pluvial da rua e, posteriormente, encaminhada para a rede de esgoto. Kato ressaltou que a solução para o problema seria relativamente simples: a instalação de tubulações adequadas para o escoamento da água pluvial.

A situação dos canos expostos não apenas representa um risco para os veículos estacionados na área, mas também levanta preocupações em relação à segurança e ao bem-estar dos moradores e transeuntes. Além disso, a falta de medidas adequadas para resolver o problema reflete a negligência por parte da faculdade responsável pela infraestrutura.

O BT solicitou um posicionamento à faculdade, entretanto, até o fechamento da matéria não houve retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos.