///

Cansei de ser gordo | Saiba quais doenças você pode desenvolver se não for para a academia

Semana passada, a minha postagem aqui nessa coluna deu o que falar. Eu elenquei as 5 doenças que você pode contrair na academia (LEIA AQUI). Para deixar claro meu posicionamento de que  fazer atividade física é o caminho correto em busca de saúde, eu trago nesse post os riscos que  corremos se tivermos uma vida sedentária.

Uma vida sedentária traz riscos à saúde. Foto: Reprodução

Uma pessoa é considerada sedentária pela Organização Mundial de Saúde caso ela pratique menos de 150 minutos de atividade física, por semana. Então, faz as tuas contas aí e vê se você está acima disso. Em 2019, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a Pesquisa Nacional de Saúde e revelou que 40,3% da população brasileira, acima de 18 anos, é considerada sedentária.

TÁ, E SE EU NÃO FOR PARA A ACADEMIA O QUE PODE ACONTECER?

Segundo a médica endocrinologista Flávia Cunha, o sedentarismo pode contribuir para o desenvolvimento de várias doenças como: Sobrepeso ou obesidade, diabetes, problemas de colesterol e triglicerídeos, problemas articulares como osteoartroses, hipertensão, doenças do coração e vários tipos de câncer. Flávia alerta dizendo que, indiretamente, até impotência sexual pode acometer os sedentários já que as doenças metabólicas citadas acima, relacionadas ao sedentarismo, podem acarretar essa disfunção.

Clayton Luiz Dornelles Macedo, doutor em Endocrinologia Clínica e especialista em Medicina do Esporte e do Exercício, afirma em um artigo publicado pela Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), que o sedentarismo também pode causar distúrbios no sono, ansiedade e depressão.

Nessa mesma publicação, que reúne vários especialistas no assunto, eu fiquei surpreso ao saber que o músculo é uma glândula e que não existe saúde no emagrecimento sem atividade física. O conteúdo está muito interessante e traz detalhes de como a atividade física faz bem para todo nosso organismo. Leia o artigo completo aqui: https://abeso.org.br/wp-content/uploads/2020/06/ABESO-103-.pdf

O QUE FAZER PARA SAIR DO SEDENTARISMO?

Chegou à conclusão que é sedentário? Calma! Vamos resolver isso. Logo de cara eu já adianto que você não precisa virar crossfiteiro e “rato de academia” para deixar de ser sedentário. Segundo o educador físico Álvaro Lima, escolher uma atividade física que lhe traga prazer é essencial para quem está começando. Tá vendo, se não gosta de academia, não precisa ir. O importante é começar a mexer o corpo.

Mas quantos dias na semana seria ideal para começar? Álvaro diz que praticar atividade física  3 vezes na semana está de bom tamanho. Com o tempo você pode ir ajustando e aumentando a intensidade e a frequência. 

Álvaro Lima, educador físico

E como recado final fica o que sempre digo para quem ainda não tem esse hábito: a vontade de treinar dificilmente vai aparecer se a gente não colocar como prioridade a nossa saúde. Na dúvida entre ir ou não para a academia sempre vá. No final, tenho certeza que sempre será muito recompensador.

Veja algumas dicas:

https://btmais.com.br/categoria/editoriais/cansei-de-ser-gordo/