/////

Capivara Filó é devolvida para Agenor neste domingo, 30, em determinação da Justiça Federal

Na manhã deste domingo, 30, o caso da capivara Filó teve um novo e feliz desfecho: o animal foi devolvido para o tiktoker e influencer Agenor Tupinambá, e os dois se reencontraram na sede do Ibama, órgão de defesa da vida silvestre animal, em Manaus, capital do Amazonas.

Depois de mais de quatro horas de vigília na frente da sede do Ibama, desde sábado, 29, e muita mobilização nas redes sociais, a deputada Joana Darc, que vem lutando junto com Agenor na Justiça para ter o direito de ver o animal, denunciou que o órgão não estava permitindo que o influencer visitasse Filó no espaço onde ela estava. Além disso, Darc divulgou nas redes sociais a péssima estrutura do local em que a capivara estava sendo mantida, segundo ela.

Segundo a deputada, um acordo entre Agenor e o Ibama era que o influencer poderia visitar a amiga capivara regularmente, mas neste último final de semana, segundo Darc, eles foram impedidos de entrar no Ibama em Manaus para visitar a capivara. Rapidamente nas redes sociais, o caso foi denunciado e uma corrente de mobilização cresceu para que Agenor pudesse ver como Filó estava.

Segundo a defensora de animais, Luisa Mell, que falou com o presidente do Ibama, o órgão não abre no final de semana, conforme Mell disse ter recebido como justificativa do presidente, o que pode ser um fator que impossibilitou a visita de Agenor à capivara.

Em meio a esta complicação, Joana Darc agiu juridicamente e a Justiça Federal determinou que Filó fique com o tiktoker até final do processo judicial sobre o caso.

“Determino que o Ibama seja compelido a fazer a entrega do animal ao autor imediatamente. Fica autorizado o transporte de Filó, pelo requerente, para que retorne ao seu habitat natural. Desde que se comprove que esse transporte se fará com os meios seguros e adequados, o que deverá ser atestado por médico veterinário e/ou biólogo”, disse o magistrado na tutela provisória de urgência concedida a Agenor.

VEJA O REENCONTRO DOS DOIS:

Veja o que o Ibama disse sobre o caso:

O CASO: